Friday, August 24, 2007


#32 - Vilhena Rock entrevista TIO ZEH.
*Por Nettü Regert

No dia 17/08 a banda Tio Zeh se apresentou na segunda edição do UNIR Pró Rock, evento promovido pelo Vilhena Rock e Centro Acadêmico Renato Torres (Comunicação Social Jornalismo), e chamou a atenção pelo fato de, apesar de inexperiente, transmitir segurança e fazer um bom show, apesar do nervosismo antes de subir no palco. Formada por Marcelo Nery (voz e guitarra), Tainá (guitarra), Rui (bateria), Jonatan (baixo) e Mariane (voz), a banda tem um quê de futura revelação do rock local.

Para essa entrevista foi convocado Marcelo Nery, acadêmico da UNIR - Universidade Federal de Rondônia - e um dos "dinossauros" do rock vilhenense. Antes de começar a banda tem o nome de Tio Zeh em homenagem ao vigia da escola onde a banda ensaiava. Agora com vocês, Marcelo Nery:

Vilhena Rock: Marcelo, a banda Tio Zeh é uma das "caçulas" do rock local, mas já mostrou ter potencial na sua primeira apresentação - UNIR Pró Rock - o que você pode nos dizer sobre os objetivos da banda para 2007?
Marcelo Nery: Nossos objetivos estão focados no fortalecimento da cena rock e também na profissionalização das bandas, principalmente a nossa. Acreditamos que a música, independente de naipe, é a melhor forma de disseminar nossas ideologias próprias além de unir as pessoas em um só objetivo. Puxa.... tô parecendo um dalai lama respondendo assim. (rs)


VR: E como está a questão autoral de vocês? Produzindo muitas músicas?
MN: Estamos somente com um mês de existência. Temos muitas barreiras para quebrar. Mas já estamos trabalhando algumas músicas próprias. Não pretendemos viver de cover. Achamos importante, mas a autoria é nosso foco para breve.


VR: Você é o integrante mais recente da banda, embora seja o músico mais experiente, qual foi a sensação de encontrar uma banda jovem, praticamente "zerada"?
MN: Olha... Eu já fiz parte de cinco bandas e algumas fui eu que formei. Estou na estrada há 10 anos. A maravilha é que eu pensei que estava no final da empolgação e quando me fizeram o convite eu pude sentir novamente o gosto do desafio e a vontade de fazer parte de uma família musical. Eu sou professor de administração e amo ensinar. Na banda eu ensino o que posso, mas também aprendo muito com eles, é uma garotada fantástica. Acredito que iremos fazer uma parceria maravilhosa.


VR: E qual sua opinião sobre a atual cena rock vilhenense?
MN: Penso que a cena rock de Vilhena tem muito potencial. Conheço a galera de banda daqui e vejo que todos estão encarando com seriedade a coisa. Mas pena que esta seriedade seja muito individualizada na figura das bandas, ou seja, cada banda por si e o resto que se f*. Não gosto disso. Acredito em parceria. Ajudei muitas bandas que hoje estão se dando bem e não me arrependo disso. Com parceria a cena rock de Vilhena teria muito mais espaço. As rixas e intrigas só atrapalham e deixam uma imagem negativa não para esta ou aquela banda, mas sim para todo o conjunto de bandas que compõem a cena rock local.


VR: Sobre rixas, já que você citou, lembra de alguma ou já se envolveu em algum atrito?
MN: Acho que as rixas são mais ideológicas e de alter ego que pancadaria mesmo. Algumas bandas querem ser mais que outras. Nossa banda está começando agora e já tem outras bandas que nos olham com ar de superioridade. O incrível é que quando eu comecei a tocar em bandas muitos deles usavam fraudas. O negócio é ter mais humildade e não criticar e sacanear as bandas. Alguns se pudessem furariam nosso olho. Não me envolvo. Gosto de fazer meu trabalho e não dou bola para eles. Sou adulto e não vou ficar discutindo água. Prefiro mostrar meu trabalho e de nossa equipe, afinal, a opinião das bandas é muito importante, mas a opinião do público é mais.


VR: E sobre o público e sua insistência de pedir covers para uma banda autoral, já teve algum problema?
MN: Na banda Tio Zeh ainda não, pois ainda estamos apresentando músicas covers. Em outras bandas que fiz parte já tivemos problemas, mas com o tempo e com a execução de musicas próprias o público acaba por gostar e se familiarizar com o novo som. Pô! Eu curto muito o som da banda Enmou, por exemplo. As músicas autorais deles são massa. E muita gente canta e nem sabe que é deles.


VR: Pra encerrar, fale um pouco mais da banda e deixe um recado para os leitores do blog.
MN: Nossa banda nasceu de uma vontade da garotada que ama a música. Nossa proposta é fazer um som mais pop, mais leve e animado. Acreditamos que estamos indo pelo caminho certo. Estamos ai na luta para poder fazer o nosso melhor e aprender muito, além de nos divertir. Em breve estaremos com um projeto de um CD e uma página na net para que o público possa ver o nosso trabalho. Agradeço a todos e espero que possam prestigiar nosso trabalho. Abraços a todos e espero que possamos fortalecer o cenário musical local... é isso!


Foto: Tio Zeh - Por Gustavo Ozeika

No comments: