Saturday, August 11, 2007

#27 – Chama o Ratinho!

Quem lembra daqueles debates "familiares e tranquilos" debates que aconteciam no programa de Carlos Massa?

Pois é, na cena rock de Rondônia hoje (polêmicas) só não tem porrada (porque somos inteligentes) e teste de DNA. Mediando, ou quase isso, vão aí algumas considerações sobre esse atual contexto.
Não deixem morrer o debate!!!

1. “Freud ou Fraude?”Quando postei o texto enviado por Isaac Ronaltti já tinha consciência de que o texto iria causar polêmica, mas ao tão controversa e negativa como está sendo. O próprio texto postado comete exageros ao citar a opinião que Eduardo Mesquita expôs sobre a banda Filomedusa/AC. Não vi nada demais no texto do Inimigo do Rei, assim como outras pessoas têm a mesma opinião.

Opinião, todos têm a sua. Poucos a escancaram e menos ainda fazem isso de modo aberto, racional, argumentado e fazem a questão de mostrar a cara. Isaac é assim, produziu um texto bom, apenas com (na minha opinião) aquela questão da resenha sobre a Filomedusa. Eduardo também é assim, resenhou, criticou e apontou para o que ele considera que pode ser corrigida ou alterada. Infelizmente, em Rondônia, quem tem opinião formada é massacrado. E estamos aí, evoluindo para trás, quem sabe algum dia a gente consiga se tornar tão arrogantes e preconceituosos como os “ícones culturais” de nosso Estado.

Agora volto ao texto do Isaac. Ele mandou um e-mail com o texto, o qual editei para que ficasse melhor para a leitura no blog, mas nada no texto foi mexido, absolutamente nada. Pensei bastante no texto, mas por fim postei porque precisava ser feito. Mexer no texto para abrandar as palavras? Cometeria o mesmo erro que os jornais locais fazem, tiram a opinião, alteram a informação, omitem dados e todos saem felizes e satisfeitos, como se nada tivesse acontecido.

Valeu a pena?

Muito, afinal a cena de Rondônia entrou em fase crítica de debates, como, pelo menos eu acredito, nunca havia acontecido antes. É a chance de resolvermos um bocado de mazelas antes que elas se escondam de novo e continuem lá, chatas, ofensivas e que não resolvem nada.


2. Ratos, sinos e gatos
Nós (Vilhena Rock, Beradeiros, Fanrock, Movimento Rock de Ji-Paraná, etc.) somos os ratos. Confesso que seria divertido procurar os sósias rondonienses de Mickey Mouse, Pink, Cérebro, Jerry, entre outros roedores famosos.

O problema é: não há só um gato para nós. Cada um de nós tem um, dois ou uma ninhada para marcar. E é aí que mora problema, normalmente vem alguém de fora e diz: “Olha, porque vocês não fazem assim...” ou “Isso está errado, vocês poderiam...”O que normalmente é respondido?
”Fica quieto, o gato não é seu” ou “Vai lá então, pega ele...”.
Ou vai dizer que não é assim?

3. Identidade regional
Ontem (10/08) o Rafael (Bicho du Lodo) e eu conversamos sobre identidade e diversidade cultural do Estado de Rondônia. Para quem não conhece RO vivemos em um estado que a cada cidade que você passa você percebe uma cultura totalmente diferente. Somos vários povos em um só, que, aliás, não se mistura basicamente, mas mantêm contato (pelo menos isso).

Então, Rafael disse não entender porque muitas pessoas daqui querem parecer tanto quanto às de fora, como se quisessem fugir da realidade regional. Bandas metidas a ingleses ou americanos, algo do tipo. Temos tantas referências, como danças do boi, cirandas, cultura cabocla, tradição gaúcha, etc. Mas essa carga cultural não está tão forte quanto poderia estar se tivéssemos um ensino histórico rondoniense decente. Me interessei (e sou apaixonado) pela história rondoniense apenas no colegial. Mas o processo histórico pelo qual passou Porto Velho é totalmente diferente do que o ocorrido em Vilhena. Isso não é desculpa, lógico, mas ajuda a ilustrar um pouco porque RO não é um estado tão consciente de si quanto é o Acre, por exemplo.

4. Chega de passar a mão na cabeça
Psicologia pura e aplicada, realmente como o Isaac escreveu. Se não forem apontados os erros, corrigirem falhas, pisar o pé na jaca estar consciente disso, seremos sempre reforçados a pensar que tudo está bom, bonito e perfeito. Quem não tiver gostando que saia e coisas do tipo.

Resumindo, deixem de passar a mão na cabeça para agradar, porque como foi debatido, só se tem a perder com isso, não se tem uma postura crítica de verdade. Ou seja, nada de mão na cabeça mais. E sem essa de querer passar a mão na bunda...

5. E o Casarão?
Bom, resenhar já não dá mais, seria algo requentado e nesse momento desnecessário. Estamos com algo muito mais interessante, que é pensar pro futuro, mesmo discordando do presente, o que é um ponto de partida quando se aproveita muito bem.

Queixas, sugestões, críticas e apontamentos?

Bandas – Gostei muito de Filomedusa, Tetris, Guardanapos (o vocal tem que aparecer mais), Bicho du Lodo. Matanza? Ecos eu não acompanhei direito. Sinceramente a única banda que ficou devendo foi a Miss Jane, os caras tocam muito, mas perderam uma boa oportunidade de mostrar SEU som. O Elton (Rádio ao Vivo) disse que criticaram, negativamente, as letras de sua banda. Quem pode com a geração Indie/MTV hoje em dia?

Estrutura e logística – A organização foi muito boa, mas se descuidou na questão do som, tanto no Big’s quanto no dia do Casarão.

No Big’s a Enmou estava na beira para tocar quando descobrimos que só tinha um amplificador para duas guitarras, misteriosamente o outro cubo sumiu e por forças ocultas do destino (de novo) voltou quando a gente tava para terminar. Evitaria muitos problemas negociar com quem faz a sonorização também trazer o som de palco, para evitar os possíveis problemas de correr na última hora atrás de cubo ou bateria. Lição aprendida aqui em Vilhena.

No Casarão, por serem dois palcos, a demora entre terminar uma banda e começar outra poderia ser remediada com uma equipe de palco, para agilizar. Assim quando uma banda terminasse a outra já arrastaria as pessoas e evitaria alguns poucos segundos (ou minutos) de “silêncio absoluto”.


Debates – Os debates se mostraram interessantes após o evento, onde pudemos ver na prática o que se debateu entre tão poucas pessoas que lá estavam e quem sequer sabia (ou sabe) o que está falando. Agradeço ao Eduardo Mesquita por ter dado o ponto inicial para que a cena rondoniense mude prá valer a partir de agora, assim como agradeço o Isaac Ronaltti por não deixar a bola cair em nenhum momento, dentro e fora dos debates, pra fazer valer as mudanças. Engraçado que se tratam de duas pessoas que não moram no estado (agora que o Isaac é acreano, hehe).

Acorda Rondônia!!!

Ratinho, nho, nho...

No comments: