Wednesday, February 27, 2008

#66 - Festival Casarão Ano IX

Lançamento oficial

A nona edição do Festival Casarão foi oficialmente lançada ontem, dia 26 de fevereiro, em coletiva de imprensa realizada no Myioshi Eventos, onde na ocasião foram apresentados o formato do festival, além dos locais e também as primeiras bandas confirmadas para o evento. Para esta edição o festival contará com a presença de 33 bandas de vários estados brasileiros, além de jornalistas e produtores do meio musical independente.

Esta edição gera muita expectativa em razão das atrações confirmadas e também vale dizer que o apoio da Petrobrás trouxe mais visibilidade ainda para o evento.

O festival será realizado dos dias 02 a 04 de maio e, assim como 2007, em dois locais diferentes. Nos dias 02 e 04 de maio, sexta e domingo respectivamente, o festival será realizado na casa de shows Kabanas. No sábado (03/05) o local será o Casarão da Estrada do Santo Antônio, ícone histórico de Rondônia.

Bandas confirmadas e as polêmicas headliners

As bandas headliners, bandas que encerram as noites, foram confirmadas durante a coletiva: Cachorro Grande, Dead Fish e Pitty. Nesta ordem elas encerrarão as noites de sexta, sábado e domingo. Embora nomes festejados do rock nacional a escolha de nomes ligados ao mainstream, bandas que possuem contrato com gravadoras grandes, sempre foram motivos de debate entre os associados da ABRAFIN (O Festival Casarão é um dos associados da Associação Brasileira de Festivais Independentes). Alguns membros associados defendem que nos festivais ligados à associação só devem figurar bandas independentes enquanto outros acreditam que a inserção de atrações já consagradas eleva a visualização dos festivais e contribuem para a circulação (atração) de um público que não costuma ir a eventos com bandas independentes.

O rock independente, é claro, se fará presente e os primeiros nomes divulgados não deixam dúvidas quanto ao nível do festival. A banda Querembas, da Bolívia, é uma banda que tem gerado bastantes expectativas por ser a “ilustre desconhecida do festival”, mas no Youtube você pode encontrar performances da banda.

As outras bandas divulgadas foram MQN, Macaco Bong e Mukeka di Rato. MQN é um dos maiores exponenciais do rock goiano e nacional, cujo vocalista, Fabrício Nobre, é o atual presidente da ABRAFIN. Macaco Bong é uma das apostas do rock independente nacional para 2008, com seu rock instrumental que funde elementos como jazz e hardcore, e já conhecido em terras rondonienses. Mukeka di Rato por sua vez é uma das maiores bandas de hardcore nacionais de todos os tempos, discos como “Gaiola” são clássicos. Como pode se ver, é um festival para todos os gostos.

Edital de Festival de Música

A 9ª edição do festival foi viabilizada através da participação do evento no Edital de Festival de Música realizado pelo Instituto Moreira Salles, um dos mais respeitados do Brasil, e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, em que a Petrobras participa como patrocinadora. Assim, o processo de seleção teve duas etapas. Uma de análise de projetos, onde 259 projetos do Brasil inteiro se inscreveram. Após essa etapa, foram divulgados 30 finalistas, que passaram por uma sabatina no Rio de Janeiro, onde depois dessa fase, foram divulgados os 24 projetos contemplados. Dentre eles, o Casarão Ano IX. Sobre a importância do Edital e dos eventos realizados que foi contemplado, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, explanou "Estamos trabalhando para reforçar o papel da música brasileira e de seus criadores na formação de uma identidade plural, híbrida, na qual se articulam o popular, o massivo e o erudito, o próprio e o alheio, o local, o nacional e o global", durante a cerimônia de lançamento, realizada no Palácio da Cultura Gustavo Capanema.

Ciclo de palestras

O ciclo de palestras está marcado para os dias 30 de abril e 1° de maio com a participação de representantes da Petrobrás e também de críticos musicais. Já estão confirmados jornalistas da revista especializada Rolling Stone, do site Senhor F e do Canal Multishow.

Também haverá a palestra, já tradicional, sobre o Casarão, local do evento e ponto histórico de Rondônia. Temas como “Imprensa especializada e a música”, “Petrobrás e a nova cara da música brasileira” estão na pauta dos debates.

Prévias

A 9ª edição do Festival Casarão terá como novidade a realização de prévias para selecionar bandas do interior do estado. Serão realizadas duas seletivas sendo que uma em Ji-Paraná (19/04) e a outra em Vilhena (20/04). Para encerramento das duas seletivas foi confirmada a banda paulista Rock Rocket, além de atrações locais.

As inscrições para as bandas interessadas em participar das seletivas estão abertas até o dia 15 de março. No dia 30 de março serão divulgadas os nomes da bandas que participarão das seletivas em Jipa e em Vilhena. Ao total seis bandas serão selecionadas (três para cada seletiva) para preencherem as vagas do interior no Festival Casarão Ano IX.

Para participar da seletiva a banda deve enviar material autoral (de preferência três músicas em formato mp3), release, foto de divulgação e no campo assunto do e-mail digite o nome da banda e a seletiva de qual pretende participar, ex.: “Banda Enmou – Seletiva de Vilhena”.

E-mail para envio de material: fanrockdiscos@gmail.com
Fonte: Assessoria / Beradeiros

No comments: