Tuesday, October 16, 2007

#37 - “UM RECADO PARA BABY BLUES”¹
POR: Isaac Ronaltti

Qual o melhor nome para classificar o 'não visto', o 'não ouvido', aquilo que passou de maneira fugaz ao decorrer de mais de duas décadas?

Assim aconteceu com grande parte da cultura local - curiosamente nestes poucos mais de 20 anos que esta terra é conhecida como Estado de Rondônia -, ainda mais, quando esta cultura se tratava de movimentos jovens que, costumeiramente, eram encarados como surto de uma juventude sem princípios, pagã, libertina e promíscua - semelhantemente como Bloom² classificara a juventude americana no final da década de 80.

Através dos movimentos jovens - em especial o Movimento das bandas de Rock -, Porto Velho, assim como o Estado de Rondônia, não percebeu as diversas manifestações que se processavam entre estas tribos urbanas, até porque estas estavam na condição de marginais, contudo, pouco a pouco este movimento vivenciou um processo de organização.

Grande parte destes movimentos tinham influências visíveis dos maneirismos da década de 70, bem como do Punk. Foi assim que o Rock tornou-se ferramenta de interferência sócio-política de um bom número de jovens deste Estado.

Diferentemente dos processos de aculturação e cópia dos modismos influenciado pela mídia - na década de 80 devido à expansão da televisão e na década de 90 devido o maior acesso aos computadores e a internet -, o Rock, este ritmo estrangeiro, foi usado como amplificador das angústias, problemáticas e inseguranças da juventude rondoniense.

Esquecidos pelo tempo, bandas e músicas se somaram aos perdidos, lembrados apenas por alguns dos saudosos guerreiros que tiveram a oportunidade de presenciar, assistir e ouvir, as mais diversas apresentações de bandas nestes muitos anos.

As bandas, em sua maioria, nasceram de influências da música Punk - assim como o movimento de bandas de Rock em Brasília nos anos 80, que deu como fruto bandas como: Plebe Rude, Legião Urbana, Capital Inicial, entre outras -, outras ainda foram muito influenciadas pelo psicodelismo e o virtuosismo de bandas como The Doors e Pink Floyd: é o caso da banda Nômades.

Essas manifestações não se restringem a Porto Velho, basta observar os trabalhos de bandas como Os Químicos - da cidade de Ariquemes -, que em músicas como “Força Militar” tratam de criticas a obrigatoriedade do serviço militar, tema muito abordado pelos movimentos punks.

A banda Merda Seca na música “Deus = o capital”, traça um paralelo entre acumulação, usurpação monetária do povo pela igreja (sejam protestantes ou não), crítica a sociedade ocidental (cristã, puritana e capitalista), e ainda faz uma crítica incisiva a idéia de “deus” que mantemos.

“Teatro no Vinil” é uma música da banda Detroid - extinta banda portovelhense liderada pelo lendário Jony “o desordeiro”: a música trata dos conflitos entre tribos urbanas - Punks e Headbengers -, é uma narrativa de umas das lendas urbanas de Porto Velho (ou de um dos mais interessantes factóides locais): a história da Headbenger Sam, segundo as falácias locais, esta última teria manipulado punks e headbengers, inclusive promovendo a pacificação temporária entre estas tribos - conhecidas por não conviverem muito bem. O episódio termina com Sam - após ser desmoralizada entre Punks e Headbengers - incendiando seu apartamento e colocando fogo em seu próprio corpo. Sam não morreu, contudo, ninguém sabe do seu paradeiro, comenta-se que a mesma teria se mudado para o Amapá.

A banda Orbe, uma das bandas mais lembradas da juventude que freqüentava a extinta Oficina do Rock³, transmitia em suas músicas toda a geração que foi influenciada pelo mal estar, presente na juventude dos Estados Unidos da América, evidente no final da década de 80 - identificado por Bloom, e liderado pelas bandas Grunge, que entre seus principais precursores estão bandas como Nirvana - 4 -, Melvins e Pearl Jam.

BANDA RÁDIO AO VIVO (2004)

Ainda sobre as influências do Grunge e toda acidez do Punk, a banda Rádio ao Vivo - vindo a existir inicialmente como banda Neófitos -, sintetizou na música “Mansão do Arão” uma boa quantidade de niilismo e desmazelo. A história do morador de rua Arão é a metáfora de um ataque a diversos valores de nossa sociedade: escola, status quo, acumulação, puritanismo, comodismo e indiferença. A música nasce a partir de uma situação curiosa: Arão após ser perguntado sobre onde ficava sua casa, apontou para a praça e disse: “olha ali a minha mansão”.
A música ainda aborda em seu conteúdo diferenças sociais, tribos urbanas e a juventude marginalizada que, até então, tinha como principal ponto de encontro em Porto Velho, a Praça Aluízio Ferreira - conhecida popularmente como a “Praça do Half” - 5 -.

A Coveiros é, sem dúvida alguma, uma das bandas mais conhecidas do Estado de Rondônia. A banda possui um bom número de músicas que marcaram Porto Velho. Considero “Medo e Esperança” uma das melhores músicas da banda. A música exprime uma turbulenta afronta ao ser humano acomodado, é digna de ser classificada como a síntese de uma re-volta. A música é agressiva, mas muito profunda - envolta pela guitarra mais do que pesada de Hélio, a garganta destruidora de Giovani, a bateria esquizofrênica do Del e o Baixo do Yuri-, lança uma sensação de desespero, algo próximo da sensação que qualquer um teria caso estivesse na Faixa de Gaza vestido com o uniforme do Hesbolá, e ainda, sendo obrigado a ter que segurar uma bandeira de Israel. Dá para imaginar?

FANZINE ORGANIZADO PELA BANDA D.H.C

Já que falamos de Israel e da Faixa de Gaza, é bom lembrar que as músicas das bandas locais, costumeiramente, se responsabilizaram por traduzir as emoções e as opiniões da juventude local a respeito de temas dos mais complexos. Foi assim com a banda DHC, na música "Oriente Médio": a música expõe o ambiente de guerras vivido no inicio da década de 90, em especial, os conflitos da Guerra do Golfo e os ataques constantes a Beirute. As músicas da D.H.C já tratavam de temas super atuais como ambientalismo e críticas a proliferação da energia nuclear.

Interpretada pela DHC, a música “Porto Velho Caos” curiosamente foi composta por um grupo de amigos de Ariquemes e já destrinchava, em notas e versos, toda a acidez e contradições sociais advindas como soldo da atividade garimpeira em Porto Velho.

A banda Scrooff, sem abrir mão da melodia, conseguiu juntar em uma boa música uma ótima crítica: “Estado-Razão” mostra que é possível sim, juntar melodias a críticas sociais recheadas de argumentos punks.

Por fim, a banda vilhenense - Enmou -, na música “Vou matar cowboy”, identifica de maneira singular as diferenças e contradições presentes num estado construído a partir de uma miscelânea de culturas: o confronto entre o urbano marginalizado - punk -, e o modismo rural configurado como o filho snobe do grande proprietário rural - no caso o cowboy -, mostram as diferenças e os contrastes de um estado em formação, além das diferenças entre o urbano e o rural, este último sendo a corrente majoritária local.

Enfim, como negar as diversas influências do movimento rock em Rondônia, ao passo que, este movimento foi catalisador de diversas características que colaboraram para o que somos hoje? Este mesmo movimento enfrentou o fim da ditadura, quando, para promover qualquer evento, a banda Nômades era obrigada a enviar cópias das músicas para o Departamento Federal de Censura em Rondônia, para, após uma análise do teor das letras, conseguir liberação para expor suas músicas nos eventos.

A banda Nômades ainda encabeçou o “Projeto Espaço Aberto” - projeto que acontecia quinzenalmente na Praça das Três caixas d’águas ao decorrer do ano de 1987 -, conseguindo agregar em um evento 10.000 pessoas. Era a movimentação de figuras e bandas que possibilitavam as manifestações de uma cena.

O Rock, ritmo estadunidense, se perdia nas notas de diversas bandas, e estas se tornavam original ao passo que falavam de seu cotidiano, mas sem apartar das questões do mundo por aí à fora. Isso é visível seja num evento da banda Nômades na escadaria da Unir Centro, em 1987 - alguns acreditam que o primeiro evento realizado no local-, um protesto contra os diversos problemas de fornecimento de energia elétrica na cidade de Porto Velho, o que acabou por dar nome ao evento de “Faz escuro, mas eu canto”. Ou ainda, nos versos de protesto da D.H.C que, de certa forma, inseriam os jovens que ouviam a banda em debates como Guerra, Imperialismo, não-submissão e autonomia.

Versos de protesto contra uma “democracia onde o que vale é obrigar” como dizia um trecho da música “Força Militar” da banda Os Químicos. Os mesmos protestos vertidos em mensagens metafóricas da música “Mansão do Arão” da banda Rádio ao Vivo - versos repletos de anarquismo, repletos do “do it yourself”, ou o faça você mesmo, versos figurantes do caos que como teoria possuem como fim o mesmo lugar: um eterno retorno onde a destruição é uma constante criação.

E quem negaria que “Deus = o capital”, da banda Merda Seca, não é uma feliz análise sociológica, uma música que passeia pelo materialismo-histórico-dialético de Marx e faz ponte com a análise de Max Weber sobre o protestantismo como o cerne fundamental do espírito capitalista.

Isso é só um pouco do que construímos em mais de duas décadas de Rock em Rondônia, e muito não foi falado, não foi analisado, não foi visto nem ouvido.

Construímos algo original, regional, que não é produto da aculturação, mas sim, de uma antropofagia cultural - como a de Oswald de Andrade - 6 -, onde cultura é vista não como algo que vem de fora, mas que é produzido a partir da prática e análise do cotidiano em que vivemos inter-agindo, inter-ferindo.

NOTAS
1 - “Recado para baby blues” é o título de uma música da banda Nômades, a primeira banda de rock a produzir música própria em Porto Velho. Escolhi esse nome para o artigo, pelo simples motivo do nome ser consoante com o objetivo principal desta publicação: a promoção e a divulgação de informações a respeito de bandas de Rock locais.

2 - BLOOM, Alan. “The Closing of the American Mind” - “O estreitamento da mentalidade Americana”: Bloom em sua publicação de 1988 alega que a cultura popular, em especial o Rock, causou atrofia do vigor e da inteligência da juventude americana. Entre outras considerações Bloom fala do declínio moral e intelectual, encara como única causa, o Rock; teme o espírito desafiador as autoridades que este ritmo implantou nos jovens a partir da década de 60. O livro é uma grande coleção de considerações preconceituosas, puritanas e autoritárias, bem ao estilo do Gentleman - as características do colonizador da “Nova Inglaterra”. Os pontos positivos estão na qualificação do Rock como movimento, e que, caracterizado como cultura popular, é ameaçador as bases das instituições intocáveis da terra: a igreja e o estado.

3 - Durante mais de 20 anos a Oficina do Rock foi o principal ponto de encontro do pessoal do Rock. Infelizmente (ou felizmente) a Oficina foi transformada em um estacionamento no início do ano de 2005.

4 - Bloom ainda foi motivo de inspiração para um dos principais clássicos do Nirvana: a música “In Bloom”.

5 - O Half foi recentemente destruído pela Prefeitura Municipal de Porto Velho por motivos de reestruturação e reforma da Praça. A Praça Aluízio Ferreira também era conhecida (ou ainda é... sei lá) como a “Maldita”.

6 - Um dos grandes nomes da Semana de Arte Moderna de 1922.

23 comments:

Anonymous said...

hi! [url=http://esnips.com/web/minnaregina/]Hello. And Bye.
[/url] http://esnips.com/web/minnaregina/ free nude video clips of milfs
thanks!
free nude video clips of milfs

Anonymous said...

http://markonzo.edu http://clarinex.indieword.com/ http://aviary.com/artists/Azithromycin belfest cecilia http://blog.tellurideskiresort.com/members/adalat-side-effects.aspx http://blog.tellurideskiresort.com/members/celexa-side-effects.aspx http://profiles.friendster.com/neurontin#moreabout http://aviary.com/artists/Zofran mcgregor http://blog.bakililar.az/elavidffects/ http://aviary.com/artists/Zyprexa huver issuesthis

Anonymous said...

bbw personals plus [url=http://loveepicentre.com/]whoisjohngalt dating[/url] free internet dating sites http://loveepicentre.com/ the best and largest dating site for intergenerational older women

Anonymous said...

boy or girl heart beat [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/montage-packs.htm]montage packs[/url] daily medicine trays http://usadrugstoretoday.com/products/vantin.htm diabetic sharko http://usadrugstoretoday.com/products/purim.htm
medicine in india [url=http://usadrugstoretoday.com/products/estrace.htm]estrace[/url] prescription diet id [url=http://usadrugstoretoday.com/products/amitriptyline.htm]online tea party invitation[/url]

Anonymous said...

facxts on good bacteria [url=http://usadrugstoretoday.com/products/propecia.htm]propecia[/url] mopar muscle cars for sale http://usadrugstoretoday.com/products/clonidine.htm priority health insurance http://usadrugstoretoday.com/products/metformin.htm
diet nutrition [url=http://usadrugstoretoday.com/products/seroquel.htm]seroquel[/url] canine heart murmur cure [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cialis-professional.htm]soccer diet plan[/url]

Anonymous said...

http://www.ichatasia.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=109924 http://bleedamerican.net/phpBB/viewtopic.php?f=2&t=189838 http://forum.coolscopes.com/viewtopic.php?f=2&t=41541 http://www.ranchocarne.com/forums/viewtopic.php?f=8&t=342362
http://bestwish.us/smf/index.php?topic=78048.new#new http://luneta-clan.rapidboards.com/index.php?showtopic=69681&st=0&#entry251588 http://www.lucywoodhouse.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=69392 http://www.africaquest.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=224721
http://www.diaryofahomeschoolmom.com/forums/viewtopic.php?f=11&t=20144 http://partners-korea.org/bbs//view.php?id=freeboard&page=1&page_num=20&select_arrange=headnum&desc=&sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&no=3891&category= http://forums.nostressclothing.com/index.php?topic=254411.new#new

Anonymous said...

fleet medical questionnaire [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cystone.htm]cystone[/url] what is medical quantitative analysis http://usadrugstoretoday.com/products/vitaliq.htm heart and sole pa tripod http://usadrugstoretoday.com/products/aleve.htm
medical mutual cleveland [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ed-discount-pack-1.htm]ed discount pack 1[/url] yeast infection sex [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cialis.htm]antara drug[/url]

Anonymous said...

http://online-health.in/anxiety/retirement-feelings-anxiety
[url=http://online-health.in/antibiotics/scientology-and-antibiotics-antidepressants]online pharmacy no prescription generic zantac gen[/url] ethics prescription drugs [url=http://online-health.in/antabuse/antabuse-effect]antabuse effect[/url]
over the counter drugs that knock you out http://online-health.in/avalide/avalide-feline-kidney
[url=http://online-health.in/arimidex/arimidex-versus-femara]taxing drugs[/url] cialis und viagra forum [url=http://online-health.in/atorvastatin/compounding-atorvastatin]compounding atorvastatin[/url]
similar to viagra http://online-health.in/aspirin/extra-strength-aspirin
[url=http://online-health.in/bactroban/bactroban-ointment-for-penis-cuts]fitness together drug[/url] valium drug information [url=http://online-health.in/antabuse/antabuse-side-effects]antabuse side effects[/url] drug classification [url=http://online-health.in/aspirin/f3k-aspirin]f3k aspirin[/url]

Anonymous said...

specs on 1984 mercedes wagon http://automoblog.in/toyota/how-to-change-toyota-cabin-air-folter how to remove 2006 dodge radio
[url=http://automoblog.in/yamaha/how-to-winterize-a-yamaha-waverunner]ig burton mercedes benz[/url] mercedes benz oil pan [url=http://automoblog.in/victory/a-victory-display]a victory display[/url]
bigred racing http://automoblog.in/seat/britax-parkwayt-booster-seat
[url=http://automoblog.in/pontiac/sawyer-pontiac-in-mi]mercedes cars for sell in nj[/url] auto cancellation facility [url=http://automoblog.in/saleen/mustangs-saleen]mustangs saleen[/url]
used mercedes nc http://automoblog.in/motorcycle-show/motorcycle-carbuetors
[url=http://automoblog.in/motorcycles/tempo-villiers-motorcycles]volkswagen repair forum[/url] volkswagen nardo w12 show car [url=http://automoblog.in/motorcycle/motorcycle-electronic-ignition-conversions]motorcycle electronic ignition conversions[/url]

Anonymous said...

lthium ion automobile http://autoexpress.in/romeo/alexander/alfa/romeo volkswagen under engine cover
[url=http://autoexpress.in/royce/royce/chocolate/nutrition]eve auto skill trainer[/url] pps 43 semi auto pistol [url=http://autoexpress.in/oldsmobile/exterior/chrome/for/1962/oldsmobile/f/85]exterior chrome for 1962 oldsmobile f 85[/url]
volkswagen new beetle parts http://autoexpress.in/scooters/charles/price/scooters
[url=http://autoexpress.in/scooters/evvaluation/of/rascal/scooters]auto repair supplies[/url] auto lease by tel ny [url=http://autoexpress.in/seat/advantage/max4/rhino/seat/covers]advantage max4 rhino seat covers[/url]
technical data mercedes e320 http://autoexpress.in/buick/buick/lasaber
[url=http://autoexpress.in/motors/arneson/48j/booster/motors]mercedes styling[/url] automobile ratings [url=http://autoexpress.in/scooters/newest/super/scooters]newest super scooters[/url]

Anonymous said...

how to form a travel group http://livetravel.in/hotel/dfw-to-lga-flight-hotel-deals country western travel guide
[url=http://livetravel.in/maps/unreal-2004-maps-super-smash-trials]travel van rental[/url] transcendental travel [url=http://livetravel.in/adventure/abillity-guide-for-sonic-adventure-2-battle]abillity guide for sonic adventure 2 battle[/url]
knit travel clothes http://livetravel.in/motel/islander-motel-outter-banks
[url=http://livetravel.in/travel/travel-trinidad-colorado]australian travel packages deals[/url] travel lodge travel inn in northampton [url=http://livetravel.in/hotel/hotel-washington-georgia]hotel washington georgia[/url]
cheap insurance jersey new travel 20 http://livetravel.in/hotel/vancouver-columbia-hotel
[url=http://livetravel.in/inn/ramada-inn-denton]travel agencies in amalfi italy[/url] havasupai travel information [url=http://livetravel.in/maps/maps-of-pa-counties]maps of pa counties[/url] the travel company spruce grove alberta [url=http://livetravel.in/cruise/viking-cruise-lines]viking cruise lines[/url]
madrid travel [url=http://livetravel.in/maps/yosemite-valley-trail-maps]yosemite valley trail maps[/url]
paris discount air travel http://livetravel.in/adventure/adventure-holiday-south-africa
[url=http://livetravel.in/map/lightning-strike-data-map]timeline for travel[/url] russia escorted travel [url=http://livetravel.in/maps/ariel-maps-of-scotland]ariel maps of scotland[/url]
[url=http://livetravel.in/adventure/the-life-and-adventure-of-santa-claus-watch]the life and adventure of santa claus watch[/url] travel holidays hotel [url=http://livetravel.in/tour/camoing-bus-tour]camoing bus tour[/url] google travel from to [url=http://livetravel.in/cruises/massachusetts-harbor-cruises]massachusetts harbor cruises[/url]
think outside bluetooth travel mouse [url=http://livetravel.in/tourist/japan-tourist-attractions]japan tourist attractions[/url]

Anonymous said...

cheap insurance mallorca travel http://atravel.in/tour_college-fuck-tour travel immunisation
[url=http://atravel.in/travel_travel-to-stone-henge-from-london]travel trailer jayco yorkton saskatchewan[/url] travel agency honeymoon packages [url=http://atravel.in/tour_houdini-tour]houdini tour[/url]
train travel austria http://atravel.in/travel_west-des-moines-travel
[url=http://atravel.in/flight_northwest-flight-arrivals]axle replacement travel trailer[/url] air only travel deals [url=http://atravel.in/motel_sunset-beach-motel]sunset beach motel[/url]
lori nistel travel http://atravel.in/cruises_captain-cook-cruises travel requirements to nigera [url=http://atravel.in/adventure_alaska-winter-adventure-vacations]alaska winter adventure vacations[/url]

Anonymous said...

automobile fuel conversion canada http://autoexpress.in/rover/mars/rover/jpl volkswagen t5 4motion
[url=http://autoexpress.in/scion/scion/xb/tuner]manufacturing parts for an automobile company[/url] bmw automobile dealers houston texas [url=http://autoexpress.in/royce/rolls/royce/phantom/limousine]rolls royce phantom limousine[/url]
volkswagen online repair manuel http://autoexpress.in/scion/scion/window/motor/problems
[url=http://autoexpress.in/scooter/electric/scooter/parts/au]free hourse racing handicapping[/url] auto show tickets [url=http://autoexpress.in/saturn/what/color/is/saturn]what color is saturn[/url]
antique automobile clip on mirrors http://autoexpress.in/maybach/maybach/website
[url=http://autoexpress.in/plymouth/plymouth/blackhawks]mercedes benz named after daughter[/url] automobile license plates personalized [url=http://autoexpress.in/racing/queensland/ski/racing]queensland ski racing[/url]

Anonymous said...

gucci plaid sneakers http://topcitystyle.com/28-stretch-jeans-size18.html import export used shoes [url=http://topcitystyle.com/outwear-new-category8.html]sexy maternity clothes[/url] mens wide width shoes
http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=2227 salamander shoes [url=http://topcitystyle.com/46-club-wear-size4.html]value fashion store in maryland[/url]

Anonymous said...

clothes dryer clean http://topcitystyle.com/skirts-roberto-cavalli-category96.html stony point fashion park richmond va [url=http://topcitystyle.com/black-brown-red-dolce-amp-gabbana-color127.html]chanel quad demure[/url] top five shoes for comfort
http://topcitystyle.com/red-grey-on-sale-color219.html news in the fashion industry [url=http://topcitystyle.com/grey-navy-blue-shoes-color100.html]cheap teen clothes[/url]

Anonymous said...

antique dishclothes http://topcitystyle.com/takeshy-kurosawa-casual-brand9.html scooby doo shoes [url=http://topcitystyle.com/white-shirts-color4.html]cyramed form designer[/url] magazine spring fashion ecko show model girls runway red clothing
http://topcitystyle.com/black-white-shirts-color23.html clark shoes [url=http://topcitystyle.com/denim-classic-denim-color59.html]sizng chart shoes[/url]

Anonymous said...

elevated blood enzymes [url=http://usadrugstoretoday.com/products/zelnorm.htm]zelnorm[/url] foster children health http://usadrugstoretoday.com/products/methotrexate.htm
generic 486 cpu cost [url=http://usadrugstoretoday.com/products/dramamine.htm]dramamine[/url] mode of action of syzygium cuminii in reducing blood suger level [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/female-enhancement.htm ]problem lg vx5200 trouble shoot [/url] object vaginal insertion preview video
human stress testing [url=http://usadrugstoretoday.com/products/aricept.htm]aricept[/url] workplace health promotion programs http://usadrugstoretoday.com/products/levlen.htm
extended blood vessel [url=http://usadrugstoretoday.com/products/chloramphenicol.htm]chloramphenicol[/url] best male enhancement drug [url=http://usadrugstoretoday.com/products/revatio.htm ]co sleeping research [/url] the body shop health club website

Anonymous said...

mechanism of imipramine in stress urinary incontinence [url=http://usadrugstoretoday.com/products/glucophage.htm]glucophage[/url] managing a low self monitor blood http://usadrugstoretoday.com/categories/cardio-vasculaires.htm
generic name for valum [url=http://usadrugstoretoday.com/products/study-habits.htm]study habits[/url] diabetes and your kidneys [url=http://usadrugstoretoday.com/products/norvasc.htm ]chris tomlin nothing but the blood [/url] urinary tract infection during pregnancy
health department newsletter [url=http://usadrugstoretoday.com/products/pulmicort.htm]pulmicort[/url] pinellas county health department http://usadrugstoretoday.com/products/ayurslim.htm
facts about diabetes scary [url=http://usadrugstoretoday.com/products/estrace.htm]estrace[/url] dedham health [url=http://usadrugstoretoday.com/products/alpha-lipoic-acid.htm ]reviews on rhd medical center [/url] bob greene diet program

Anonymous said...

http://xwv.in/viagra/viagra/auction
[url=http://xwv.in/naprosyn/naprosyn/and/aspirin]curex pharmacy 24 hermitage road loughborough[/url] illegal drug classifucation [url=http://xwv.in/kidneys]kidneys[/url]
australian iv drug manual http://xwv.in/labetalol/labetalol/congestive/heart/failure
[url=http://xwv.in/nervousness/nervousness/and/anxiety/neurolgical/causes]cia mind control congress drugs[/url] florida state board of pharmacy oxygen [url=http://xwv.in/lipitor]lipitor[/url]
red book drugs http://xwv.in/pantoprazole/pantoloc/40mg/pantoprazole
[url=http://xwv.in/lopressor]online pharmacy prices[/url] eckardt drug store [url=http://xwv.in/lexapro/fda/approval/of/lexapro]fda approval of lexapro[/url] mega clean detoxify typical drug test [url=http://xwv.in/mysoline/history/of/mysoline/depression]history of mysoline depression[/url]

Anonymous said...

fair play sc casino http://wqm.in/online-casinos_gambling-payouts-land-based-casinos golf betting tips
[url=http://wqm.in/slot_definition-isa-slot]washington state lottery raffle[/url] issuses with alabama lottery [url=http://wqm.in/lottery_lottery-reslts]lottery reslts[/url]
mi club keno http://wqm.in/baccarat_baccarat-casino-ab
[url=http://wqm.in/online-casino_denver-casino]list of casinos in florida[/url] bingo free download [url=http://wqm.in/casino-online_casino-caribbean-vacations]casino caribbean vacations[/url]
custome invitations playing cards http://wqm.in/blackjack_john-patracks-21st-century-blackjack-book sign up bonuses blackjack odds [url=http://wqm.in/keno_shareware-video-keno]shareware video keno[/url]

Anonymous said...

dodge w100 truck http://xwm.in/buick/goldstein-buick shipping auto
[url=http://xwm.in/bentley/derks-bentley]massachusetts automobile insurance[/url] volkswagen dealer mission tx [url=http://xwm.in/buick/penske-buick-dealer-shillington-pa]penske buick dealer shillington pa[/url]
balkamp auto parts http://xwm.in/honda/honda-performence-parts
[url=http://xwm.in/audi/audi-a4-quartro-headlight-wiring]the invention of the first automobile[/url] automobile insurance agents [url=http://xwm.in/car-racing/richard-chilldress-racing]richard chilldress racing[/url]
automobile trophies http://xwm.in/saleen/saleen-motors
[url=http://xwm.in/freightliner/freightliner-lima]used mercedes benz northern virginia[/url] ie7 auto http prefix [url=http://xwm.in/racing/zeta-racing]zeta racing[/url]

Anonymous said...

normal adolescent behavior full movie download [url=http://moviestrawberry.com/films/film_scary_movie_2/]scary movie 2[/url] close to you movie http://moviestrawberry.com/films/film_five_star_final/ movie music soundtrack back to the future
free disney movie downloads [url=http://moviestrawberry.com/films/film_awaydays/]awaydays[/url] anal sex porn movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_olympic_champ/ free nude movie clips
avi video file movie download [url=http://moviestrawberry.com/films/film_hauru_no_ugoku_shiro/]hauru no ugoku shiro[/url] download yu gi oh abridged movie
movie the gods must be crazy [url=http://moviestrawberry.com/films/film_take_the_lead/]take the lead[/url] adult movie clips http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_comedy-movies/?page=5 information movie database
latina movie gallery [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_hottie_the_nottie/]the hottie the nottie[/url] protagonist and antagonist in a movie http://moviestrawberry.com/films/film_american_splendor/ movie subtitles

Anonymous said...

baghban full movie download [url=http://moviestrawberry.com/films/film_short_circuit_2/]short circuit 2[/url] the body movie http://moviestrawberry.com/films/film_akira/ movie script of untouchables last line
rape sex pic movie bengali [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_island/]the island[/url] superman movie version l978 http://moviestrawberry.com/films/film_the_bridge_to_nowhere/ mature lesbians free movie
lesbian movie love scenes [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_lazarus_child/]the lazarus child[/url] how to determine movie rattings
the simpsons movie appropriate for children [url=http://moviestrawberry.com/films/film_jaws_2/]jaws 2[/url] phat ebony movie http://moviestrawberry.com/films/film_double_agent/ nude movie gallery
eric schweig movie screencaps [url=http://moviestrawberry.com/films/film_biggest_wednesday_condition_black/]biggest wednesday condition black[/url] movie watcher reward http://moviestrawberry.com/films/film_hellraiser/ jonas bell movie star