Monday, April 23, 2007


#13 - Espaço Cubo festeja seus cinco anos nesta terça
*Por Cubo Comunicação

O Espaço Cubo - entidade realizadora do Festival Calango, Grito Rock, Semana da Música e outros, comemora neste mês de abril cinco anos de trabalhos prestados para a cultura do estado. E em comemoração à data, realizará nesta terça, 24 de abril, um evento de celebração.

O local será a Casa Fora do Eixo, empreendimento cultural lançado na última terça, 17, no bairro Boa Esperança (antigo Bar do Neurô). No cardápio de atrações, shows das bandas Macaco Bong, Lord Crossroad, The Melt, Asthenia, Pleyades, Chilli Mostarda, Snorks, Dop Dick, Licotype, Lazy Moon, além de Ebinho Cardoso Trio e Dj Taba e Linha Dura.

O evento terá início às 20h, e além das atrações musicais, uma mostra e vídeo será promovida pela Próxima Cena – frente de audiovisual do Espaço Cubo.

ESPAÇO CUBO

Instituto cultural formado desde 2002 por estudantes de comunicação e profissionais da música. O intuito foi o constituir uma alternativa à produção cultural em MT, através da valorização produção autoral.

Para isso, desenvolveu um método de trabalho composto por frentes gestoras (Festivais, Próxima Cena, Imprensa de Zine e Volume), responsáveis pela concepção e debate sobre políticas públicas que pensem os diferentes campos da cultura, além de uma frente mercadológica – o Cubo Mágico - atuante exclusivamente no mercado independente, cujos trabalhos se dão no âmbito da Comunicação, Sonorização, Discos e Eventos.

Além dos festivais e eventos semanais, considerados excelências no país hoje, uma dos principais empreendimentos sociais do Cubo foi a criação de um sistema de crédito próprio, nomeado Cubo card. O CC nasceu da necessidade de se estabelecer alternativas para a viabilidade econômica dos projetos, já que o mesmo se baseia na força produtiva (mão-de-obra) como moeda de escambo.

Neste ano, Pablo Capilé foi um dos convidados do "Rumos Música Itaú Cultural" a percorrer cidades por onde o projeto transitará com seus seminários. No case , Capilé conta das alternativas criadas pelo Espaço Cubo em prol da cena independente brasileira, assim como, explica o funcionamento do Cubo card.

***
FRENTES GESTORAS EC

Responsáveis pelo debate e estabelecimentos de políticas públicas que pautem as frentes mercadológicas:

Imprensa de Zine - Tem como princípio a elaboração de políticas públicas para a comunicação independente, com fins ao estímulo da formação, distribuição, produção e circulação dos agentes envolvidos nessa cadeia produtiva. Nasceu em 2002 se estabelecendo nos colégios Estadual Liceu Cuiabano e Municipal Bem-Bem, através de uma oficina de Zine (informativo manual). Em 2003 o projeto foi reconhecido ao ganhar o prêmio Receita de Cidadania, promovido pela Unimed, na categoria "artes".

Próxima Cena - Inicia as suas atividades no ano de 2006 na perspectiva de fomentar e difundir produções autorais e independentes do segmento, fortalecendo um cenário alternativo já estabelecido pelo universo musical. Tem como meta estimular produtores a se multiplicarem em núcleos, conseguimos iniciar o princípio da Próxima Cena, que é a criação de um cenário audiovisual alternativo e independente em todo o país.

Volume (Voluntários da Música) - Veio preencher as lacunas deixadas pela Ordem dos Músicos do Brasil de Cuiabá. É uma organização criada com o objetivo de estimular a organização, qualificação e profissionalização da cena musical, oferecendo oficinas, workshops e palestras com músicos profissionais periodicamente. Recentemente, a Volume ganhou autonomia e alterou sua metodologia de trabalho, dividindo seus associados em quatro comissões (Comunicação, Distribuição, Eventos e Sonorização) que desenvolvessem ações diretas de estímulo ao setor, em Cuiabá. O resultado disso foi a realização do primeiro evento assinado pela entidade, o Aumente o Volume, em janeiro de 2007, e o Circuito também homônimo, produzido durante todos os fins-de-semana de março, trazendo à Cuiabá, bandas de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Festivais - Frente responsável pelo planejamento de Festivais como Calango e Grito Rock.

***
PROJETOS

Festival Calango (Festivais)- O Festival Calango chega a sua quinta edição neste ano de 2007. Desde seus primórdios, o objetivo foi desenvolver a cadeia produtiva da musica em Mato Grosso (MT). Considerado um dos principais do gênero, e sendo um dos associados fundadores da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), o Calango vem impulsionando a circulação de bandas de todo o país. Já trouxe a Cuiabá mais de 50 bandas da cena independente nacioais, provindas das cinco regiões do país.

Em sua trajetória, conseguiu incluir Cuiabá como um dos principais pontos logístico da cena independente nacional. Foi palco de concepção da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), que viria a ser lançada meses depois, no 11º Goiânia Noise. E além da música, vem trabalhando a intersetorialidade com outros compôs da cultura, como o audiovisual, a literatura, a comunicação, o Teatro e as artes visuais.

Grito Rock (Festivais) - Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo, adotou o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão. Em 2007, o fruto: a realização do Grito Rock Brasil, o maior festival integrado do país hoje que veio a ser realizado, concomitantemente, em 20 cidades, de 15 federações brasileiras, fazendo circular mais de 200 bandas em todo o país.

Festival Fora do Eixo – A primeira edição aconteceu em março deste ano, e levou à São Paulo, centro financeiro do pais, dezenove bandas "Fora do Eixo" de todo o país com o objetivo de promover uma mostra da produção musical que está fervilhando fora do eixo Rio -São Paulo.

Semana da Música (Volume) - Programação intensiva de música, visa mesclar discussões políticas relacionadas ao setor cultural com as oficinas de qualificação técnica e as apresentações musicais que em suas quatro edições, já trouxe à Cuiabá instrumentistas renomados do cenário da música nacional, como Arthur Maia, Celso Pixinga, Renato Vasconcelos, Hamilton Pinheiro, Di Stefanno, Thiago do Espírito Santo, Polaco e outros.

Semana do Audiovisual (Próxima Cena) – A 1a SEMANA DO AUDIOVISUAL (SEDA) foi promovida em novembro de 2006 e teve como meta o fortalecimento de intercâmbios e ligações em rede com outros núcleos atuantes no setor, buscando também a integração do segmento musical, na perspectiva de participar do cenário de música independente e dividir com este, a construção de um audiovisual alternativo.

Clipes (Próxima Cena) – Projeto que tem como foco trabalhar as cadeias produtivas do Audiovisual e da Música conjutamente. Tem como meta a elaboração de videoclipes de bandas independentes. No currículo, constam a co-produção do videoclipe Cachaça, de direção de Paulinho Caruso, que foi filmado em Cuiabá, em 2006, e concorreu na categoria independente, no MV Brasil, maior prêmio da categoria chancelado pela MTV. Realizou também democlipes de bandas locais como da Claudia's Parachutes, entre outros, filmados durante o Grito Rock deste ano. Ainda neste ano, produzirão o Clipe Semáforo, da Vanguart, que será filmado em Chapada dos Guimarães, pelo mesmo Caruso.

Compacto. Rec (Imprensa de Zine) - Tem como objetivo lançar compactos virtuais de bandas da cena independente brasileira via rede de sites cujas metas partem do principio de divulgação da cena independente brasileira. A diferença do Compacto.Rec é fazer os lançamentos não apenas em um site, mas em veículos integrados à rede . O primeiro lançado recentemente foi da banda Madame Saatan, no dia 01 de maio. Em maio, um edital será lançado para que bandas de todo o país possam realizar inscrições.

***
Opinião

'A REVOLUÇÃO [IN(TER)DEPENDENTE] VIRÁ DE CUIABÁ

por Israel do Vale

Um Vectra 99 pode entrar para a história como a locomotiva que carregou a cena musical in(ter)dependente brasileira para o futuro. E o expresso-revolução vem lá de Cuiabá.

O combustível que melhor impulsiona hoje o universo de indies&pendentes no país se chama Espaço Cubo, um coletivo de produtores culturais nascido sob a lógica mobilizadora do movimento estudantil –um novo alento, portanto, num universo que já teve extrema relevância como foco de ação cultural.

O resultado desta intervenção no cenário mato-grossense é gigante, gritante, acachapante, entusiasmante (e outros "ante"): em quatro anos de ação do Espaço Cubo, o número de bandas de rock com produção autoral saltou de 3 para, acredite, 70 (!!!). E isso tudo a reboque de um Vectra 99... '

Leia na íntegra no blog do jornalista - http://www.futurodamusica.zip.net

* Israel do Vale é jornalista e atual diretor de Programação da Rede Minas. Já trabalhou em veículos como Folha de São Paulo, A Palavra, Revista Bizz e outros.

***
O que já publicaram sobre o ESPAÇO CUBO!

"O Espaço Cubo tem vocação, para mim, para entrar para a história como um equivalente, em termos de produção, no cenário in(ter)dependente, do que representou o Napster em sua capacidade de implodir uma lógica e reinventar o futuro. Porque se tem uma coisa bacana em momentos de impasse como este, que virou o mercado mundial da música do avesso, é que dele pode (ou, por favor, DEVE) sair algo de novo. Eles sabem disso. E estão fazendo na prática. Quem dera fosse possível engarrafar as boas idéias e esparramar pelos botecos da vida...", Israel do Vale, em entrevista ao site da UNE

"O Espaço Cubo, uma organização cultural coletiva informal de Cuiabá, iniciou suas atividades em 2002 e de lá para cá consolidou sua posição com determinação, ousadia e visão de futuro. Desde o princípio inovou em práticas mercadológicas com um discurso voltado para o desenvolvimento do mercado cultural no estado. Suas ações sempre foram planejadas para fomentar um mercado autoral, alternativo e auto-sustentável", Eduardo Ferreira, publicado no site Open Bussiness.

"O potencial de articulação, proposição e realização da galera do espaço Cubo é de impressionar, serve como um verdadeiro estímulo para quem quer produzir em sua cena!", Diogo Soares, vocalista e compositor da banda Los Porongas, em matéria publicada no blog da banda

"Espaço Cubo se encarrega de propostas educacionais, sociais, artísticas e até esportivas, e a partir das inúmeras atividades e projetos realizados em Cuiabá (MT), o Cubo - como um todo - fortalece o circuito cultural do independente e vai muito além dos méritos musicais", Mariângela Carvalho, em matéria para o site Urbanaque.

"Como ilustração, o exemplo do Espaço Cubo, organização de músicos independentes de Cuiabá que conseguira uma parceria com o governo local de 300 mil reais para investimento em projetos culturais. "O Estado deve investir porque esses projetos geram empregos", concluiu' Matéria publicada por Fábio Andrade, no site Chappa, novas músicas, novas oportunidades

"Não fique boiando para não perder o bonde da história dê uma olhada nessa matéria Espaço Cultual ao Cubo , feita por Eduardo Ferreira para que todos pensem melhor antes de não querer entrar nessa', Paulo Zab, produtor independente do Macapá (AP), em texto publicado no Coletivo Palafita.


***

O que posso dizer aqui se já disseram tudo?

FELIZ ANIVERSÁRIO AO ESPAÇO CUBO e a toda essa galera que faz movimentar essa ação gigantesca bem do nosso lado, no vizinho estado de Mato Grosso, provando que Hellcity (Cuiabá para os leigos) é realmente quente!

Abraço à Ney Hugo, Pablo Capilé, Marielle Rodrigues, Talyta, Mikhail, Kayapy & Ynaiã, putz, é tanta gente. Parabéns a todos pelo ótimo trabalho, sigamos seus exemplos.

No Calango levo as felicitações pessoalmente!

No comments: