Friday, January 25, 2008

#56 - Cinco motivos para “Gritar”

Em meio a tanta correria e revezes a produção do festival Grito Rock América do Sul em Vilhena volta a seu rumo normal. Por duas vezes adiamos a data (inicialmente era nos dias 02 & 03, depois 09 & 10 e finalmente 23 & 24 de fevereiro), mas, apesar disso, acreditamos estar no rumo certo.

Entretanto muita gente questiona a validade do Grito Rock como festival integrado, já que vários produtores farão seus eventos por própria conta e risco, enquanto outros terão vários subsídios e patrocínios, digamos, “graúdos”. São questões pertinentes porque vêm de pessoas que de alguma forma já tomaram uma “r锹 no passado em eventos, principalmente em eventos de rock.

De fato, muita gente é desconfiada em relação à produção de eventos, não por falta de vontade, mas por não se sentir confiante naquilo.

Essas dúvidas deixaram muitas cidades sem poder confirmar a sua participação no Grito. Rondônia mesmo poderia ter a sua quarta adesão neste ano, a cidade de Cacoal, que deixou de realizar o festival talvez pela falta de iniciativa de algum produtor “peitar” o evento, mas acredito que nem todas as questões foram devidamente esclarecidas para que alguém sentisse confiança suficiente para realizar o evento por lá. Vale ressaltar que a cena de Cacoal é rica em bandas, duas, aliás, circularão pelos Gritos de Rondônia: Relicário e Mecânicos.

Nós, aqui em Vilhena, muito antes da integração do Grito Rock já havíamos idealizado, e realizado, um festival de rock no Carnaval – o Carnarock – após muitas “falácias” de que iam fazer um festival de rock nessas épocas, mas nunca faziam (o lendário Carnapunk), em 2006 decidimos fazer. Em 2007 já estávamos integrados ao Grito Rock Nacional, sendo, inclusive, a menor cidade (em número de habitantes) a realizar o evento em todo o país.

O que nos motiva a acreditar e participar da realização do maior festival integrado da América do Sul, quiçá do mundo, são estes cinco pontos:

01. Circulação de bandas: o Grito Rock proporciona a circulação de bandas por vários pontos do país. Bom para produtores, que diminuem seus custos e melhor para as bandas que divulgam seus trabalhos.

02. Inserção de novos produtores: o festival proporciona a inserção de novos produtores no Circuito Fora do Eixo. Pessoas que já trabalham em suas respectivas cenas podem agora participar de atividades integradas.

03. Intercâmbios: não só de bandas, mas de produtores, jornalistas, fotógrafos, entre outros. Com a circulação de várias pessoas por diversas cenas o intercâmbio cultural passa a ser a principal prerrogativa do festival.

04. Software livre: o Grito Rock dá aos produtores a liberdade de adaptar o festival à realidade local. Para se ter idéia o número de bandas das edições varia entre 3 a 50 atrações.

05. Troca de tecnologias e informações: O Grito também possibilita as troca de tecnologias e informações de forma mais intensiva. Cenas do Amapá ao Rio Grande do Sul interagindo, quer mais?

Fica pra 2009 a proposta de um Patrocínio “Master”, que possa cobrir todos os eventos. É um pensamento que pode parecer utópico, se considerarmos TODAS as produções, mas já em 2008 tivemos a sensação de que é sim possível.

Dentro de RO vamos articular um patrocínio que possibilite uma boa captação para todos os festivais dessa iniciativa que ocorrerem aqui. Mas, só para 2009.

Glossário

¹ “Tomar uma ré” = levar prejuízo.


Mudando de assunto

Vilhena Rock “adota” curadoria

O coletivo Vilhena Rock após a realização do festival Grito Rock adotará criará uma curadoria que será responsável por receber, catalogar e arquivar o material enviado pelas bandas de outros municípios e acompanhar as bandas locais.

Como conseqüência os eventos realizados pelo coletivo não necessitarão mais de inscrições. Ou seja, a banda que se interessar em tocar em Vilhena por meio do coletivo Vilhena Rock precisará apenas mandar enviar um e-mail com as seguintes informações:

* Nome da banda
* Cidade/UF
* Estilo
* Release + Histórico
* Integrantes
*Sites onde possam ser encontradas informações e faixas da banda.
* Fotos de divulgação e logos da banda
* E-mail / Telefone do responsável pela banda

Junte tudo isso e envie para o e-mail: vilhenarock@gmail.com . Assim que recebermos o material responderemos o e-mail confirmando a entrada da banda para o acervo do Vilhena Rock.

O acervo norteará a escolha de bandas em todos os projetos do Vilhena Rock: Vilhena Rock Festival, Grito Rock Vilhena, Unir Pró Rock entre outros.

No comments: