Saturday, April 05, 2008

#70 - E ai, vamos para o cinema?
O cinema amazônico em itinerância

FESTCINE AMAZÔNIA
Mostra itinerante será realizada no dia 13 de abril em Vilhena

O Festcine Amazônia não é apenas mais um festival de cinema, talvez seja um dos poucos do mundo que se engajam de verdade por uma causa realmente importante: a preservação do meio ambiente. Mas muitas pessoas devem perguntar “E daí? Quantos artistas milionários não o fazem?”

O diferencial deste festival de cinema é que ele extrapola o limite das telas e trata do discurso ambiental sem ser piegas, com debates ambientais feitos por cineastas, poetas, cientistas, etc. Outra faceta que o demonstra diferente de outros festivais é a diversidade de sua programação e do público atingido pelas suas ações. Para se ter idéia, no ano passado várias atividades que foram realizadas (inclusive paralelamente): Mostra competitiva, “A escola vai ao cinema”, Debates, Cinema no Circo, nos bairros, no beiradão, e nos terreiros, além da mostra Arco-Íris e oficinas realizadas com crianças e adultos. Embora o universo de pessoas que tiveram a oportunidade de acompanhar o festival, em Porto Velho, tenha sido enorme e as atividades (que foram muitas) diversas, a organização do festival soube manter uma coerência impar, em um exemplo de como integrar várias artes sem perder o foco.

Agora é a vez de outras pessoas terem o mesmo privilégio que a capital de Rondônia tem tido nestes últimos anos. E Vilhena será um desses municípios prestigiados pela mostra.

Na capital do clima amazônico a mostra será realizada no dia 13 de abril, a partir das 19h, e terá como local a quadra esportiva da escola estadual Álvares de Azevedo. A expectativa é que pelo menos dois mil vilhenenses assistam as diversas obras entre curta metragens, documentários ou fictícios, animações, documentários e filmes institucionais.

A cidade clima terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do que se passa além de obras “hollywoodianas” e saber que existe algo muito mais relevante rodando nos cinemas (ou mostras) e que nunca irão passar na tela de uma plim-plim da vida (como se isso fosse uma grande coisa).

Fica o convite para que as pessoas prestigiem a mostra e também levem família e amigos para um programa diferente e certamente enriquecedor, ao menos cuturalmente.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, da Petrobrás através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

“Nosso habitat é esse. Nossa casa é aqui. Não, não virá uma nave mãe para nos resgatar. Apenas nossas conciências e atitudes podem mudar esse quadro. Mas é preciso fazer alguma coisa. O QUE ESTAMOS FAZENDO?”

Vale lembrar:

O QUÊ? Mostra Itinerante do Festcine Amazônia em Vilhena
QUANDO? Dia 13 de abril, domingo, a partir das 19h
AONDE? Escola estadual Álvares de Azevedo, no centro da cidade.
ENTRADA FRANCA!

VILHENA ROCK
Sessão das Quatro

E não pára por aí, antes da mostra de filmes serão realizadas apresentações de bandas locais, organizadas pelo Coletivo Vilhena Rock, com o apoio da Escola Álvares de Azevedo. A intenção é conjugar ações culturais que sempre estiveram interligadas: a música e o cinema. As bandas já confirmadas são: Apoteose HC, Desbandados, Enmou, On Line e Tio Zeh. A sessão de rock começará às 16h e irá até o começo da mostra de filmes.

Curtam as bandas e prestigiem o cinema amazônico!


No comments: