Monday, March 31, 2008

#69 - A natureza não pode sair de cena

FESTCINE AMAZÔNIA
Festcine Amazônia Itinerante

No próximo dia 13 Vilhena receberá a mostra itinerante de um dos maiores festivais de cinema da Amazônia: o Festcine Amazônia. A mostra itinirante não percorrerá somente o estado de Rondônia, mas também vários estados brasileiros (da região Norte) e países como a Bolívia, Peru, Colômbia. Como se não bastasse a mostra ainda cruzará o Atlântico para ser vista em Portugal, mais exatamente em Coimbra.

Para isso serão utilizados todos os meios de locomoção possíveis, dede barcos para se chegar à população ribeirinha de Porto Velho até o avião para cruzar o Atlântico. Serão mais de 114 horas de exibição, 33 mil quilômetros percorridos e mais de dez mil pessoas assistirão a mostra.

A itinerância tem como objetivo ampliar a percepção da capacidade de refletir sobre as questões amazônicas, unindo os povos da Amazônia através do cinema. No ano passado, durante a mostra em Porto Velho, além dos filmes convidados e mostra competitiva , com filmes feitos inclusive por cineastas regionais, foram realizados debates sobre Aquecimento Global, ampliando a importância do Festival, que não só traz a imagem da Amazônia e do meio ambiente silvestre, rural e urbano, como chama a atenção para a importância de preservar esses ambientes.

Em Vilhena a mostra será feita na Escola Álvares de Azevedo, no dia 13 de abril, a partir das 19 horas. Saiba mais sobre o Festcine Amazônia Itinerante aqui, ou vá no site oficial.

CASARÃO
Tão perto, mas tão longe: conheça a banda boliviana Querembas
* Por Rebeca Barca

O Festival Casarão em sua nona edição divulgou a lista das 35 bandas que irão se apresentar dos dias 02 a 04 de maio, com muitas novidades. Uma das atrações divulgadas pelo Festival Casarão é a banda de rock boliviana Querembas, que deve tocar na noite de domingo (04/03). A expectativa se deve não só por ser uma banda pouco conhecida, mas também por ser uma banda de Rock.

Formada em outubro de 2003, Querembas completa cinco anos de estrada com três Cd’s e um DVD gravados e muitos prêmios em seu país. Esta será a primeira vez que irão tocar no Brasil, mas já se apresentaram em países como Argentina, Paraguai e Peru, além de ter feito shows por toda a Bolívia.

Segundo o vocalista Ronald Subirana, sempre desejaram tocar no Brasil e o convite feito por Vinícius Lemos, idealizador do Festival, foi muito bem recebida pelo grupo, “hace tiempo queríamos ir a Brasil” * comenta animado sobre o convite e acrescenta que a banda irá trazer o que ele tem de melhor do som e da performance ( presença de palco) deles, “Estamos muy ansiosos con el show en Porto Velho y vamos muy seguros de que el grupo dejará una gran imprensión. Para el show de Porto Velho estamos preparando algo especial”, complementa.

As influências da banda são diversas, os tipos de músicas que vão desde o Metal até a música Clássica, para eles as mais importantes seriam Korn, Linkin Park, Papa Roach e Ill Nino. Acreditam que ao deixarem-se absorver por essas influências, podem passar um bom som as pessoas.

CENA BOLIVIANA

O cenário musical boliviano é pequeno, mas muito ativo. Nos últimos anos tem experimentado um crescimento grande do publico cativo da música nacional, “A hora, los festivales de rock nacional tienen muchísima convocatoria. El nivel de producción de las bandas también se ha incrementado” cometa o vocalista da banda sobre a influencia dos festivais de rock e sobre o nível de produção das bandas.

PRESENÇA FEMININA MARCANTE

Na banda existem três mulheres, fato comum em várias bandas, mas neste caso é uma questão de equilíbrio, é que segundo Ronald um elemento característico da banda é esta presença marcante da mulher, acredita que numa sociedade tão machista como é a latino-americana, homens e mulheres tem funções iguais. Quem vê o Line Up da banda percebe que são apenas cinco pessoas, entre elas duas mulheres, então cadê a outra? “La banda es de 5 personas, que son las que salimos en los discos, pero en vivo hay una mas. Somos 6, y la sexta es mujer tb”, esclarece.

NOVIDADES
Querembas está gravando seu novo clipe onde a baixista Beby Guzmán deverá aparecer nua. O clipe já foi filmado e assim que for editado vai estar disponível no Youtube.

DISCOGRAFIA:

2004 - "Guerreros"
2005 - "Ciegos"
2007 - "Manicomio"
2007 – DVD “Invisibles”
Você pode ouvir as músicas da Querembas no site http://www.querembas.net/ na seção "multimedia". Ou no youtube: aqui, aqui, aqui e aqui.

Querembas é:

Beby Guzmán (Baixo)
Aníbal Guzmán (Bateria)
Pablo Callaú (Guitarra)
Grace Calero (Teclado)
Ronald Subirana (Voz principal)
* Não entendeu? Mais um bom motivo para aprender a falar espanhol

Banda Di Marco vai representar Ji-Paraná
*Por Nando Meloni


A banda de rock alternativo Di Marco já está confirmada para representar a cidade de Ji-Paraná no Festival Casarão Ano IX, que será realizado dos dias 02 a 04 de maio, em Porto Velho/RO.

Do município de Ji-Paraná, a banda que já tem três anos, passou por várias formações até se estabelecer com a atual: Magno (guitarra), Raphael Amorim (voz e guitarra), Marcelino (baixo) e Serginho (bateria). Suas músicas próprias tem um tom de rock alternativo e moderno influenciado por bandas como Sonic Youth, Weezer, Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Arctic Monkeys.

Di Marco tem uma proposta de levar à galera canções próprias com letras inteligentes que refletem o cotidiano. A banda já participou de vários festivais de rock tanto em Ji-Paraná quanto em Porto Velho e agora se apresentará pela primeira vez no Festival Casarão. “Devido a importância do Festival Casarão para a música queremos aproveitar a oportunidade de mostrar nosso trabalho, além da ótima oportunidade de se criar um intercâmbio com tantas bandas independentes e produtores que estarão presentes no evento”, diz Raphael Amorim.

O Festival Casarão Ano IX contará com a presença de 32 bandas, além de grandes shows como das bandas Cachorro Grande, Dead Fish e a roqueira Pitty.

As bandas no Casarão:

04 de maio – Domingo
Local: Kabana’s
22:00 – Pitty (BA)
21:30 – Ecos Falsos + Daniel Belleza (SP)
21:00 – Ultimato (RO)

20:30 – Querembas (Bolívia)
20:00 – Hey Hey Hey (RO)
19:30 – Esquerda Volver (PR)
19:00 – Johnny Suxxx n’ Fucking Boys (GO)
18:30 – Seu Miranda (RJ)
18:00 – Miss Jane (RO)

17:30 – Di Marco (RO)
17:00 – Celula’tiva (RO)

No comments: