Monday, May 07, 2007

#15 - E você sabe o que tem na sua vizinhança?

O grande mal do habitante de Vilhena é não saber valorizar os valores da própria cidade. Existe uma resistência muito grande em acompanhar ao crescente movimento cultural que está econtecendo em nosso município. Mas, por quê?
Acredito que isso acontece por causa da falta de interesse e o mal costume de achar que o que é daqui é mal feito. Engano total. Mas também não se pode negar, os eventos não são aquela maravilha, mas acontecem. Apesar da falta de patrocínios e incentivos que muitos sofrem, todos continuam, na esperança de ver o seu trabalho reconhecido. Muitos grupos nascem e acabam sem serem sequer reconhecidos por uma sociedade que dá mais valor a um artista mediano que vem de fora a entender os propósitos de um artista local, que muitas vezes vem com algo inédito e que para se sentir valorizado tem que sair de nossa cidade. Até quando vai acontecer isso?
Com o rock daqui, tema principal de minha coluna, a falta de reconhecimento é absurda e o preconceito enorme. É só falar de rock que muita gente fecha a cara e também as portas, afinal muitos pensam que rock é música para "revoltados, drogados, malucos e só" como já ouvi uma vez e por isso não querem se associar a tais grupos. Uma novidade: mais de 90% dos integrantes de bandas da cidade estudam e trabalham, tendo como rock sua principal forma de expressão. Com certeza todos eles procuram demonstrar seus valores para a nossa cidade e sabem que artistas tem que ralar muito para conquistar seu espaço e mantê-lo é mais difícil ainda, então antes de criticar e culpar os roqueiros pelas confusões por que você e os habitantes da cidade não param e tentam ver o que está sendo feito com tanto suor e dedicação, muitas vezes com dinheiro do próprio bolso e que quando existem brigas é muito difícil ver algum integrante de banda envolvido. Fácil constatar, porém difícil reconhecer, afinal criticar é muito mais fácil do que ajudar não é?

Entendo, mas não concordo. Para finalizar só uma pergunta, quantos grupos de rock você conhece na cidade?

Dúvidas, sugestões, críticas: jc_ramone@hotmail.com

Nettü Regert

2 comments:

Unknown said...

adoreiiii seu blog!
muito legal esse texto!
Parabéns pela atitude!
Livia

Adaildo Neto said...

Promover cultura é algo que simplesmente precisa de uma conscientização enorme.
Falta conhecimente e sobre preconceito. Este é o principal problema pra quem pensa diferente e tenta promover a cena cultural.