Sunday, September 27, 2009

#102 - Festival Solaris em Cacoal


Festival em Cacoal

O Complexo Musical Solaris realizará dia 10 de outubro a 3ª edição do Festival Solaris de Música em Cacoal. O projeto de autoria e organização do músico e professor Fernando Meloni traz ideia de iniciar os recentes músicos e bandas no mundo da música de fato, de uma maneira que as pessoas possam conhecer a qualidade da música produzida por esses jovens músicos.

Para participar e poder competir cada banda deve ter pelo menos uma música própria e uma música cover para tocar no repertório de sua apresentação.

O projeto que já é uma realidade se inova em cada edição. A parceria e o empenho dedicados a esse evento que já é uma marca registrada do Complexo Musical Solaris contará na sua 3ª edição com a presença de 10 bandas, sendo elas:

* Megadrive
* Canela
* Seo Puto
* Urbanos (Vilhena)
* CR4
* Anderson e Athos
* Shugar
* Sinfour
* Refawler
* Rufos

A finalização do evento será realizada pela banda Mr. Lola que enquanto toca será contabilizada a votação para eleger a melhor banda do evento, da qual desfrutará da seguinte premiação:

* 01 faixa para gravação profissional no Zero DB Studio;

* 01 convite de participação em eventos organizados pelo Circuito Fora do Eixo através do Interior Alternativo;

* 01 prêmio "Sou o cara da Solaris" com uma bola de estudos no Complexo Musical Solaris.

Para maiores informações só entrar em contato pelos fones: (69) 3441-2347 e (69) 9261-7170.

Fonte: Bandas de Cacoal

Friday, September 25, 2009

#101 - É hoje!

VILHENA
Circuito Cultural Universitário encerra atividades com shows


Encerram-se hoje as atividades do Circuito Cultural Universitário (CCU) e como no ano passado a tônica da noite de despedida são as apresentações de grupos de música alternativa.

Eis as atrações:


Charme Chulo, Curitiba/PR, lançando seu novo CD

Para muita gente a banda curitibana Charme Chulo vai causar um certo estranhamento de início (uma viola no rock ainda é inconcebível para muita gente), mas com certeza a banda agradará em sua apresentação.

A "Nova onda caipira", título do CD mais recente do grupo tende a remeter os mais antigos a época que a viola era tocada com gosto e estilo, mas desta vez com uma roupagem - estética e metaforicamente falando - bem diferentes do que se costuma ver por aí.

Veniversum, Cuiabá/MT, com seu hardcore experiemental

Hellcity, como "carinhosamente Cuiabá é conhecida no meio alternativo tem sido - com o perdão do clichê - um celeiro de novidades. No começo do ano, mais exatamente durante o carnaval, vieram as bandas Aoxin e Vitrolas Polifônicas.

Agora é a vez da banda Veniversum, cujo som é meio difícil de se relatar. O próprio grupo se refere como "power pop, post hardcore experiemental", o que deu para constatar durante o festival "Eu quero rock" realizado em Ji-Paraná no mês passado, com sonoridade cadenciada e característica, principalmente puxada para os grupos americanos de pós-hardcore.

Sam 57, Cacoal/RO, pop rock - mais rock do que pop


De todas as bandas da noite a Sam 57 é a que mais se aproxima do que nos referimos como pop rock, com canções que tocariam tranquilamente nas rádios FM's do Estado e fora dele. Vale salientar que o pop aqui referido não é aquele açucarado, mas aquele ganchudo, de pegada. Os cacoalenses costumam puxar covers de Metallica entre outros grupos conhecidos, dando mais empatia durante as suas apresentações.




Mustache, Vilhena/RO, indie rock caseiro

A representante caseira, Mustache, tem como proposta o indie rock, de composições mais elaboradas, tendo em vista que todos no grupo eram (ou ainda são) parte de grupos de punk/hardcore da cidade.

Recentemente mudou a sua formação, com a saída de Paulo e a entrada de Lucinei, que assume o baixo no lugar de Jamir que, por sua vez, assume as guitarras da banda ao lado de Japa. Na bateria está Pedro Capra e completando a formação - por último e não menos importante - Jhon, o vocalista.

Então é isso, nos vemos no Campus da UNIR Vilhena. Além de curtir uma opção de lazer diferente do que estamos acostumados na cidade você estará contribuindo com as instituições que atendem pessoas carentes. Se não for pelo primeiro motivo, pelo menos vá pelo segundo e no fim vai acabar gostando e ficar para ver todas as atrações.

SERVIÇO:

26 de SETEMBRO – Vilhena – 19:00 h
“Circuito Cultural Universitário”
Local:
Estacionamento da UNIR, Campus Vilhena
Atrações: Charme Chulo (PR), Mustache, Sam57 (Cac/RO) e Veniversum (MT)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Realização: CA de Comunicação Social / UNIR

Tuesday, September 22, 2009

#100 – O Dia “D” da Cultura

Bom, o centésimo post do Vilhena Rock Zine poderia ser festivo ou algo do gênero, mas não vislumbro melhores notícias – esperamos que as expectativas se concretizem – que estas relatadas abaixo (via e-mail) por Daniel Zen, baixista da banda Filomedusa e nada mais nada menos que o secretário de Cultura do Acre. Segue o texto:

“Prezados,

Em complemento às mensagens de mobilização já postadas aqui na(s) lista(s), seguem as artes digitais dos movimentos VOTA-CULTURA e RE-CULTURA.

Vamos disseminar para reforçar ainda mais a mobilização em curso!!!

Vota-Cultura: também apelidado, em outros momentos, de TODOS PELA CULTURA ou CULTURA PARA TODOS, consiste na mobilização em torno da tramitação das matérias de interesse estratégico para a cultura no Congresso Nacional (mais de 408 atualmente, sendo 10 bastante prioritárias). O DIA-D do Vota-Cultura é o dia 23/09/2009, quarta-feira, data das votações do relatório da PEC nº 150/2003 (saiba um pouco mais aqui), na Comissão Especial instituída para dar celeridade à sua tramitação, e do PL do PNC (Plano Nacional de Cultura), no Plenário. As demais matérias prioritárias estão descritas no cartaz e no folder.

Re-Cultura: trata-se da articulação e discussão nacional em torno das questões de natureza tributária, trabalhista, previdenciária e fiscal a respeito das profissões e ocupações culturais e tributação de cadeias produtivas da economia da cultura. Um dos objetivos de tal articulação é a constituição de um Grupo de Trabalho Interministerial, com participação das áreas de Cultura, Fazenda, Planejamento, Receita Federal, Previdência Social dentre outras, para estudos e elaboração de propostas de marcos legais regulatórios que contemplem a tributação das cadeias produtivas da economia da cultura; a inclusão dos profissionais da cultura na regulamentação do Empreendedor Individual (EI); a inclusão dos Produtores Culturais na regulamentação do Super Simples; e a regulamentação de Profissões Culturais.

So, lets go

Daniel Zen”

Quem quiser as artes referidas acima é só enviar um e-mail para o vilhenarock@gmail.com solicitando o material.

Aproveitando a deixa...

Você pode contribuir aí mesmo, de seu município, com a construção da política pública do setor cultural. O primeiro passo é se informar quando e como será a Conferência Municipal de Cultura de sua cidade ou seu estado.

Sua participação é muito importante para se criar uma política setorial justa e afinada com os interesses dos mais variados grupos culturais que existem por ai.

Participe.

Monday, September 21, 2009

#99 - Vem aí o Circuito Cultural Universitário 2009

VILHENA
II Circuito Cultural Universitário

No próximo fim de semana Vilhena terá a segunda edição do Circuito Cultural Universitário, evento que no ano passado trouxe a banda gaúcha Nenhum de Nós. Dessa vez a convidada é outra banda sulista: a paranaense Charme Chulo.

O evento terá como proposta o tema "Dos tambores da senzala ao samba", que visa a valorização da cultura afro-brasileira, cujo será exposto através de palestras, amostras de filmes nacionais, fotografias de acadêmicos de Comunicação Social do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O evento não ficará restrito somente ao campus, muito menos somente aos acadêmicos, já que as palestras e amostras de filme serão abertas a todos os interessados e também a exposição de fotografia será feita na rodoviária de nossa cidade, local por onde passam centenas de imigrantes em busca de melhores oportunidades no estado de Rondônia.

O Circuito tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vilhena e de grandes empresas locais como o Grupo Pato Branco entre outros.


Charme Chulo (PR) encerrando o Circuito com seu folk rock

No dia 26/09, próximo sábado se apresentarão as bandas Mustache (antiga Flip!), SAM 57 (Cacoal), Veniversum e a já citada Charme Chulo. Essa atividade musical será o encerramento do Circuito.

Como ingresso será cobrado um quilo de alimento não perecível, que será revertido a Secretaria Municipal de Bem Estar Social (SEMBES) e entregue a famílias carentes da cidade. Ação sócio-cultural aproximando a universidade e seus acadêmicos com a sociedade.
Bem dito é o fruto...

Como não poderia deixar de ser a grande expectativa era a abertura de espaço para as bandas locais fazerem a abertura do show da banda paranaense. Boa parte dos integrantes de grupos locais lamentou a "não oportunidade" da qual os organizadores privaram os artistas regionais, mas de qualquer forma, entendem que a curadoria do evento tem todo o direito de escolher os artistas certos para integrar o perfil ideal do evento.

Por parte do blog (ou melhor, na minha opinião) a única crítica negativa ao projeto é essa, salientando que as bandas de fora são extremamente competentes e que não temos nada contra elas.

Mustache, para provar que santo de casa faz milagre... e o bigode também

O jeito é comemorar mais um evento cultural em nossa cidade e torcer para que os mesmos se tornem cada vez mais constantes.
Nos vemos por lá.