Contagem regressiva para o Festival Casarão Ano IX
O Festival Casarão Ano IX será realizado nos dias 02, 03 e 04 de maio na cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Com a participação de 35 bandas, a maioria do circuito independente (e Fora do Eixo), o festival tem como principal objetivo incentivar a cena local, promovendo intercâmbio com músicos, produtores e jornalistas de diversas regiões brasileiras, além de outros agentes que virão da Bolívia, como a banda Querembas.
O festival, cuja primeira edição foi em 2000, é realizado em um Casarão histórico às margens do Rio Madeira, distante 7km da cidade. Próximo ao local encontra-se a também histórica Igreja de Santo Antônio, além do cemitério de mesmo nome. A contextualização histórica do local é evidente, o que se torna o principal diferencial do evento.
Mas, voltando ao festival, a 9ª edição do Casarão pode se tornar um marco para música independente de Rondônia. Isso porque, além da programação musical, vários produtores, jornalistas e membros de coletivos de arte independente estarão trocando informações, debatendo idéias e ministrando oficinas, nos dias 30 de abril e 1° de maio, nos auditórios da UNIR Centro e da Biblioteca Francisco Meirelles. Estarão representados veículos e coletivos como Escárnio e Osso (SP), Espaço Cubo (MT), Festival Evidente (RJ), Fanrock (Porto Velho/RO), Urbanaque (SP), Revista Trip (SP), Jornal do Brasil (RJ), Projeto Beradeiros (Porto Velho/RO), Intercâmbio Rock/Interior Alternativo (Ji-Paraná/RO), Vilhena Rock (Vilhena/RO), Festival MADA (RN), Folha de São Paulo (SP), Senhor F (DF), Fósforo Cultural (GO), Jambolada (MG), Goiânia Noise (GO) e ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes).
A participação vilhenense – A banda Prysmman, de Vilhena, foi uma das convidadas para representar o interior do estado. Formada em 2001, a sonoridade da banda é atualmente puxada mais para influências como new metal, mas anteriormente (no primeiro trabalho do grupo), sons mais ligados à pop e hardcore, mas agora com músicas mais sérias a banda, já madura (sete anos de idade) promete fazer uma boa apresentação no Festival. Para quem ainda não conhece a banda: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=71034 .
Além da banda outro grupo irá representar o município de Vilhena. É o coletivo Vilhena Rock, que é uma espécie de associação de jovens engajados da cena musical independente de Vilhena. Integrantes do coletivo irão fazer parte da equipe logística do festival, além de serem um dos representantes do interior do estado nas mesas de debate, sendo uma inclusive voltada especificamente à cena musical rondoniense. Curioso?
Confira a programação logo abaixo:
Programação de bandas:
02 de maio – Sexta
Local: Kabana’s
22:00 – Cachorro Grande (RS)
03 de maio – Sábado
01:30 – Dead Fish (ES)
01:00 – MQN (GO)
00:30 – Recato (RO)
00:00 – Macaco Bong (MT)
23:00 – Mezatrio (AM)
22:30 – Rádio Ao Vivo (RO)
22:00 – Toa Toa (RJ)
04 de maio – Domingo
19:00 – Johnny Suxxx n’ Fucking Boys (GO)
18:30 – Seu Miranda (RJ)
18:00 – Miss Jane (RO)
17:30 – Di Marco (RO)
17:00 – Celula’tiva (RO)
Programação de seminários, oficinas, debates:
III Seminário de História, Cultura e Rock na FlorestaOficinas/Workshop
Dia 30 de abril
09:00 - Textos: "Como ser um critico de Rock"
Ministrante: Fábio Battista (Escárnio e Osso - SP)
19:00 - Comunicação: Implantação e Prática
Ministrante: Ney Hugo (Espaço Cubo - MT)
09:00 - Comunicação: Implantação e Prática
9:00 - No divã com Lariú "Como dar uma turbinada na sua banda - dicas de divulgação e produção" - Workshop
Ministrante: Rodrigo Lariú (Jornalista - Festival Evidente - RJ)
Seminário e Ciclo de Debates
Dia 30 de abril
14:15 - História do Casarão e Santo Antonio
Palestrante: Helio Dantas (Historiador)
Mediador: Vinicius Lemos (Casarão - RO)
15:45 - Mídia Independente
Com: Bruno Dias (Urbanaque - SP) e Cirilo Pereira (Revista Trip - SP)
Mediador: Pedro de Luna (Jornal do Brasil - RJ)
17:15 - Cena Rondoniense
Com: Marcos Fonseca (Projeto Beradeiros - RO), Nettü Regert (Vilhena Rock - RO) e Rafael Amorim (Intercambio Rock - RO)
Mediador: Vinicius Lemos (Casarão - RO)
Dia 01 de maio
14:15 - Momento Musical Brasileiro
15:45 - Circuito Fora do Eixo: Formação de Economia Solidária
Com: Pablo Kossa (Fósforo Cultural - GO) e Talles Lopes (Festival Jambolada - MG)
Mediador: Pablo Capilé (Espaço Cubo - MT)
17:15 - Associação Brasileira de Festivais Independentes - ABRAFIN
Com: Fabrício Nobre (Presidente - Goiânia Noise Festival - GO)
Mediador: Rodrigo Lariú (Assessor de Imprensa - Festival Evidente - RJ)
Coordenação: Adriel Diniz e Bruna Cruz
Colaboradores: Nettü Regert e Vinicius Lemos
Site oficial do Festival Casarão Ano IX : http://www.festivalcasarao.com.br/ .
VILHENA ROCK
Desafio cristão
Um desafio é sempre bom. Ainda mais quando o resultado agrada ao desafiante e desafiados. O Vilhena Rock tem como uma das políticas a escolha de banda para eventos via enquête no ORKUT (Escolha da audiência), na Comunidade Vilhena Rock.
Sistema Oposto na Sessão das Quatro (13/04)
Nessa primeira enquête para escolher uma banda dessa forma, foram adotadas algumas etapas:
Na primeira os integrantes e fãs (porque não?) puderam indicar seus grupos favoritos em um tópico, para apreciação do coletivo Vilhena Rock, que iria escolher três para a escolha via audiência da comunidade. Como não houve tempo para reunião do coletivo foi decidido que todas as bandas indicadas pelo tópico entrariam na enquête (que aliás ainda está valendo).
Na segunda etapa foi feita a enquete para que a banda mais votada garantisse sua presença no próximo evento do Vilhena Rock. A movimentação por parte das bandas cristãs presentes na enquête (Apoteose HC, Sistema Oposto e Strutura 6) e seus votantes, como se mostrou bem forte, chamou a atenção do coletivo.
Então foi feito um desafio: se a soma dos votos das três bandas de rock cristão ultrapasse o número de 600 indicações o Vilhena Rock se comprometeria a fazer um festival com bandas do estilo. E não é que eles atingiram a meta? Já ultrapassaram a marca do desafio e provavelmente podem chegar a 700 votos ainda hoje.
O festival, ainda sem nome, está programado para ser realizado entre junho e julho. Em breve mais informações.