Monday, March 31, 2008

#69 - A natureza não pode sair de cena

FESTCINE AMAZÔNIA
Festcine Amazônia Itinerante

No próximo dia 13 Vilhena receberá a mostra itinerante de um dos maiores festivais de cinema da Amazônia: o Festcine Amazônia. A mostra itinirante não percorrerá somente o estado de Rondônia, mas também vários estados brasileiros (da região Norte) e países como a Bolívia, Peru, Colômbia. Como se não bastasse a mostra ainda cruzará o Atlântico para ser vista em Portugal, mais exatamente em Coimbra.

Para isso serão utilizados todos os meios de locomoção possíveis, dede barcos para se chegar à população ribeirinha de Porto Velho até o avião para cruzar o Atlântico. Serão mais de 114 horas de exibição, 33 mil quilômetros percorridos e mais de dez mil pessoas assistirão a mostra.

A itinerância tem como objetivo ampliar a percepção da capacidade de refletir sobre as questões amazônicas, unindo os povos da Amazônia através do cinema. No ano passado, durante a mostra em Porto Velho, além dos filmes convidados e mostra competitiva , com filmes feitos inclusive por cineastas regionais, foram realizados debates sobre Aquecimento Global, ampliando a importância do Festival, que não só traz a imagem da Amazônia e do meio ambiente silvestre, rural e urbano, como chama a atenção para a importância de preservar esses ambientes.

Em Vilhena a mostra será feita na Escola Álvares de Azevedo, no dia 13 de abril, a partir das 19 horas. Saiba mais sobre o Festcine Amazônia Itinerante aqui, ou vá no site oficial.

CASARÃO
Tão perto, mas tão longe: conheça a banda boliviana Querembas
* Por Rebeca Barca

O Festival Casarão em sua nona edição divulgou a lista das 35 bandas que irão se apresentar dos dias 02 a 04 de maio, com muitas novidades. Uma das atrações divulgadas pelo Festival Casarão é a banda de rock boliviana Querembas, que deve tocar na noite de domingo (04/03). A expectativa se deve não só por ser uma banda pouco conhecida, mas também por ser uma banda de Rock.

Formada em outubro de 2003, Querembas completa cinco anos de estrada com três Cd’s e um DVD gravados e muitos prêmios em seu país. Esta será a primeira vez que irão tocar no Brasil, mas já se apresentaram em países como Argentina, Paraguai e Peru, além de ter feito shows por toda a Bolívia.

Segundo o vocalista Ronald Subirana, sempre desejaram tocar no Brasil e o convite feito por Vinícius Lemos, idealizador do Festival, foi muito bem recebida pelo grupo, “hace tiempo queríamos ir a Brasil” * comenta animado sobre o convite e acrescenta que a banda irá trazer o que ele tem de melhor do som e da performance ( presença de palco) deles, “Estamos muy ansiosos con el show en Porto Velho y vamos muy seguros de que el grupo dejará una gran imprensión. Para el show de Porto Velho estamos preparando algo especial”, complementa.

As influências da banda são diversas, os tipos de músicas que vão desde o Metal até a música Clássica, para eles as mais importantes seriam Korn, Linkin Park, Papa Roach e Ill Nino. Acreditam que ao deixarem-se absorver por essas influências, podem passar um bom som as pessoas.

CENA BOLIVIANA

O cenário musical boliviano é pequeno, mas muito ativo. Nos últimos anos tem experimentado um crescimento grande do publico cativo da música nacional, “A hora, los festivales de rock nacional tienen muchísima convocatoria. El nivel de producción de las bandas también se ha incrementado” cometa o vocalista da banda sobre a influencia dos festivais de rock e sobre o nível de produção das bandas.

PRESENÇA FEMININA MARCANTE

Na banda existem três mulheres, fato comum em várias bandas, mas neste caso é uma questão de equilíbrio, é que segundo Ronald um elemento característico da banda é esta presença marcante da mulher, acredita que numa sociedade tão machista como é a latino-americana, homens e mulheres tem funções iguais. Quem vê o Line Up da banda percebe que são apenas cinco pessoas, entre elas duas mulheres, então cadê a outra? “La banda es de 5 personas, que son las que salimos en los discos, pero en vivo hay una mas. Somos 6, y la sexta es mujer tb”, esclarece.

NOVIDADES
Querembas está gravando seu novo clipe onde a baixista Beby Guzmán deverá aparecer nua. O clipe já foi filmado e assim que for editado vai estar disponível no Youtube.

DISCOGRAFIA:

2004 - "Guerreros"
2005 - "Ciegos"
2007 - "Manicomio"
2007 – DVD “Invisibles”
Você pode ouvir as músicas da Querembas no site http://www.querembas.net/ na seção "multimedia". Ou no youtube: aqui, aqui, aqui e aqui.

Querembas é:

Beby Guzmán (Baixo)
Aníbal Guzmán (Bateria)
Pablo Callaú (Guitarra)
Grace Calero (Teclado)
Ronald Subirana (Voz principal)
* Não entendeu? Mais um bom motivo para aprender a falar espanhol

Banda Di Marco vai representar Ji-Paraná
*Por Nando Meloni


A banda de rock alternativo Di Marco já está confirmada para representar a cidade de Ji-Paraná no Festival Casarão Ano IX, que será realizado dos dias 02 a 04 de maio, em Porto Velho/RO.

Do município de Ji-Paraná, a banda que já tem três anos, passou por várias formações até se estabelecer com a atual: Magno (guitarra), Raphael Amorim (voz e guitarra), Marcelino (baixo) e Serginho (bateria). Suas músicas próprias tem um tom de rock alternativo e moderno influenciado por bandas como Sonic Youth, Weezer, Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Arctic Monkeys.

Di Marco tem uma proposta de levar à galera canções próprias com letras inteligentes que refletem o cotidiano. A banda já participou de vários festivais de rock tanto em Ji-Paraná quanto em Porto Velho e agora se apresentará pela primeira vez no Festival Casarão. “Devido a importância do Festival Casarão para a música queremos aproveitar a oportunidade de mostrar nosso trabalho, além da ótima oportunidade de se criar um intercâmbio com tantas bandas independentes e produtores que estarão presentes no evento”, diz Raphael Amorim.

O Festival Casarão Ano IX contará com a presença de 32 bandas, além de grandes shows como das bandas Cachorro Grande, Dead Fish e a roqueira Pitty.

As bandas no Casarão:

04 de maio – Domingo
Local: Kabana’s
22:00 – Pitty (BA)
21:30 – Ecos Falsos + Daniel Belleza (SP)
21:00 – Ultimato (RO)

20:30 – Querembas (Bolívia)
20:00 – Hey Hey Hey (RO)
19:30 – Esquerda Volver (PR)
19:00 – Johnny Suxxx n’ Fucking Boys (GO)
18:30 – Seu Miranda (RJ)
18:00 – Miss Jane (RO)

17:30 – Di Marco (RO)
17:00 – Celula’tiva (RO)

Friday, March 14, 2008


#68 - Rock Feminino
Festival de Rock Feminino começa nessa sexta-feira

Com uma programação extensa, o "Feminino" vai além das bandas formadas por mulheres, trazendo também o debate "Rock Público". Na sexta feira acontece a noite de abertura, com eventos realizados simultaneamente em dois locais.

Nessa sexta feira tem início em Rio Claro a VI edição do Festival de Rock Feminino, cujo objetivo principal é reunir homens e mulheres no mesmo palco, garantindo, contudo, espaços ao gênero feminino, tão pouco assíduo nos palcos do circuito da música independente nacional.

Além da programação com bandas de Rio Claro, São Carlos, Santos, e estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Rock Feminino traz também um debate referente à cadeia produtiva da música, com a participação de vários produtores. Grande parte deles são integrantes do Rock Público, uma lista de discussão que debate viabilidades para o escoamento da produção rocker. O debate acontecerá no salão Nobre da Câmara Municipal de Rio Claro(SP), com entrada franca.
Outra peculiaridade do Rock Feminino são as noites de abertura do festival, que acontecem na sexta feira (14/02), às 23h. Se apresentarão as bandas Folk-se e Vulca – ambas de Rio Claro – no Café Vilhena. Já no Overnight Music & Bar, apresentam-se as bandas Hell Cats(SP) e Vernate (Itirapina). No sábado, o festival terá início às 13h.

Banda Santo Graal (PA) irá se apresentar no festival
Mulheres no comando do rock
*por Marielle Ramires

Festival chega a sua sexta edição mostrando força e garantindo espaços para a diversidade de gênero no cenário da música independente nacional.

Elas não querem espaços exclusivos para mulheres. Longe disso. O Festival de Rock Feminino prima pela integração, quer reunir homens e mulheres no mesmo palco, garantindo, contudo, espaços ao gênero feminino, tão pouco assíduo nos palcos do circuito da música independente nacional.

Fato é que a medida em que ganha notoriedade e passa ser pauta constante de fóruns, veículos de comunicação e outras instâncias sociais, a cena da música independente nacional começa a ser ocupada por mulheres em suas múltiplas funções, seja sob os holofotes, ou por trás dele.

No Brasil, o Festival de Rock Feminino é o principal case no que se refere essa movimentação, por isso o seu prestígio. Trata-se do único festival de São Paulo associado a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), é membro ativo do movimento autodenominado Circuito Fora do Eixo, onde integra projetos como o Grito Rock – a versão do GR Rio Claro chegou esse ano à sua 2ª edição - o Compacto.REC, além de ser o maior dedicado ao tema em todo o país.

Em seus seis anos de realização, já fez circular mais de cinqüenta bandas integradas por mulheres. De lá pra cá o número de inscrições só subiu: de 04, registradas em seu primeiro ano, em 2003, saltou para 200 nesta sua sexta edição, o que representa um incremento de quase 5 mil % no número bandas interessadas em tocar no Rock Feminino.

Segundo Vivian Guilherme, produtora do coletivo homônimo realizador, o incremento se deve, principalmente, ao papel de estímulo que o RF exerce no aparecimento de novas bandas integradas por mulheres. "Quando fizemos as primeiras edições do festival, muitos grupos começaram a procurar meninas para compor a formação, e poder com isso participar do festival", relembra. "Foi onde começamos a atingir nossas metas. De qualquer maneira, muitas dessas bandas são covers. Não passam de dez, as que fazem som próprio. Por isso, temos fortalecido cada vez mais nossa proposta de investir só em trabalhos autorias".

A produtora explica ainda que a proposta é promover a integração dos gêneros, não propagar uma política excludente de homens. "As bandas tem que necessariamente ser ocupadas por mulheres, mas pode haver também membros masculinos. A idéia é estabelecer políticas afirmativas para o gênero, estimulando a vinda de novas protagonistas no cenário da música independente e garantindo espaços. Mas longe de querer estimular os 'clubes da luluzinha'", brinca.

Além da resposta positiva das bandas, o público também é um dos fatores que vem garantindo ao Festival de Rock Feminino, proporções cada vez maiores no mercado da música independente nacional. Desde 2003, o evento vem incrementando consideravelmente sua audiência. Em 2007, duas mil pessoas assistiram ao seu único dia de exibição, 1750 a mais que o número computado em sua primeira empreitada.

Por isso a mudança de local de realização. Da Estação Ferroviária de Rio Claro - onde vem sendo realizado desde os seus primórdios – o FRF 2008 acontecerá no Centro Hípico Sobradão, local com capacidade máxima de 8 mil pessoas. "A gente vem percebendo que o público vindo de cidades vizinhas tem crescido a cada ano. Há caravanas que vem de cidades como Piracicaba, Limeira, Ipeúna, e outras. E esse foi um dos fatores de estímulo para a escolha do Sobradão", explica.

Os recursos orçamentários também são termômetros de destaque. De 10 mil, necessários no ano de 2008, 50 mil é o custo total da produção paulista. Na cartela de patrocinadores constam desde pequenas empresas locais, que investirão recursos via Lei de Incentivo a Cultura do Município, até marcas expressivas como a All Track, que escolherá três músicas para entrarem nos mini cds, que serão vendidos ainda este ano junto com as peça de vestuário concebidas pela griffe. Ao todo 50mil cópias serão prensadas.

6ª Edição - O Festival de Rock Feminino acontecerá no dia 15 de março, em Rio Claro. Em seu set list, 14 bandas foram escaladas para o seu cardápio musical, que contará com bandas como a Leela, Pleiades, Scatha, Upset Kids, e outros.

A produção é uma realização do coletivo homônimo da produção, que além do festival, capitaneia outros eventos mensais com vistas ao desenvolvimento do setor.

SERVIÇO

O QUE: Festival de Rock Feminino
QUANDO: Dias 14 e 15 de março
ONDE: Centro Hípico Sobradão – Rio Claro (SP)
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.rockfeminino.org/

Fonte: Assessoria/Espaço Cubo
*Marielle Ramires é responsável pela Comunicação do Espaço Cubo
Programação Completa!!!

14/03 Noite de abertura
23h – Overnight Music & Bar
Com as bandas Hell Cats (SP – heavy metal) e Vernate (Itirapina – hardcore).
Entrada R$3.

23h – Café Vilhena
Com as bandas Folk-se (Rio Claro – pop rock) e Vulca (Rio Claro – pop rock).
Entrada mulher R$6 e homem R$8.
15/03 - Festival 2008
13h – Reunião de produtores e bandas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Rio Claro. Entrada Franca.

13h - Apresentação das bandas no Centro Hípico Sobradão. Entrada 1 litro de leite + R$5.
Bandas:
LEELA [RJ] - Pop rock
PLEIADES [MG] - heavy metal
SCATHA [RJ] - thrash metal
UPSET KIDS [SP] - hardcore
UNIDADE IMAGINÁRIA [RJ] - pop rock
RAVENLAND [SP] - gothic metal
ALPHA SCORPII [MG] - death metal
EMPÜRIOS [RJ] - heavy metal
ESTAÇÃO 22 [RJ] - pop rock
SURFACE [PR] - hard core
SANTO GRAAL [SP/PA] - metal melódico
ÁSFORA [SP] - rock 'n roll
HY FY [SANTOS] - hard core
PLANO PRÓXIMO [SAO CARLOS] - power pop
SETHY [RIO CLARO] - thrash metal
Saiba mais sobre o Rock Feminino


Tuesday, March 11, 2008


#67 - Festival Casarão Ano IX


CASARÃO

Revelada a programação do Festival Casarão Ano IX

No último domingo foi revelada a programação completa do Festival Casarão Ano IX, na comunidade do Casarão no ORKUT. Como os headliners já eram conhecidos os debates foram focados nas atrações do circuito Fora do Eixo e também nas atrações regionais.

A programação:

02 de maio – Sexta
Local: Kabana’s

22:00 – Cachorro Grande (RS)
21:30 – Mukeka di Rato (ES)
21:00 – Coveiros (RO)
20:30 – Do Amor (RJ)
20:00 – Bicho du Lodo (RO)
19:30 – Mr. Jungle (RR)
19:00 – Underflow (AM)
18:30 – Visitantes (SP)
18:00 – Incinerador (RO)
17:30 – Seletiva de Ji-Paraná ou Vilhena (RO)
17:00 – DHC (RO)

03 de maio – Sábado
Local: Casarão

01:30 – Dead Fish (ES)
01:00 – MQN (GO)
00:30 – Recato (RO)
00:00 – Macaco Bong (MT)
23:00 – Mezatrio (AM)
22:30 – Rádio Ao Vivo (RO)
22:00 – Toa Toa (RJ)
21:30 – Aliases (AM)
21:00 – Boddah Diciro (TO)
20:30 – Sucodinois (RO)
20:00 – Marlton (AC)
19:30 – Hellfire (RO)
19:00 – One Weak (RO)


04 de maio – Domingo
Local: Kabana’s

22:00 – Pitty (BA)
21:30 – Ecos Falsos + Daniel Belleza (SP)
21:00 – Ultimato (RO)
20:30 – Querembas (Bolívia)
20:00 – Hey Hey Hey (RO)
19:30 – Esquerda Volver (PR)
19:00 – Johnny Suxxx n’ Fucking Boys (GO)
18:30 – Seu Miranda (RJ)
18:00 – Miss Jane (RO)
17:30 – Seletiva de Ji-Paraná ou Vilhena (RO)
17:00 – Celula’tiva (RO)


O festival será realizado nos dias 02 a 04 de maio em Porto Velho em dois locais diferentes: no Kabana’s (sexta e domingo) e no tradicional Casarão (sábado). O Casarão é festival filiado à ABRAFIN e também tem o apoio da Petrobrás.