Sunday, December 09, 2007


#50 - Faça música, não faça cover!!!
*Por Mr. Gonzo

Me diz se há algum garoto fã de rock, que sonhe montar uma banda, e que não queira tocar as músicas dos seus ídolos? Quantas bandas começaram na garagem a tocar covers dos Beatles, Stones, Sabbath e Led? Me diz também quantas bandas nunca fizeram isso por não terem capacidade “técnica” de tocar tal música de tal banda, e resolveram fazer seu próprio som? Temos quilos de exemplos para dar.

Eu mesmo comecei pelo primeiro exemplo. Montei minha primeira banda aos 15 anos, a saudosa “PaPa VeLHaS” pra fazer cover’s dos grupos que gostava de ouvir, mas chegou um momento que eu não queria apenas copiar o que os outros faziam, e sim criar, materializar meus pensamentos em música, letra e movimento. Por isso resolvi fazer música. Confesso que as primeiras foram um desastre, mas com tempo e força de vontade qualquer um consegue criar aquele riff “du caralho” com aquela letra bacana. Quem aí não se lembra de “Fazendo Rock N’Roll”?

Há sete anos participo do que dizem chamar “cena rock roraimense”. Já vi e ouvi de tudo. Desde o nascimento de bandas de proveta (montadas apenas pra tocar em festivais) até ótimas e promissoras bandas que se acabaram no meio do caminho. Vi também movimento de rock começando a se formar, mas apenas por bandas “covers”. Então por que chamar isso de cena?

Só podemos rotular de CENA, seja ele rock, brega, reggae ou o que for, quando em determinado local há um movimento de bandas e colaboradores que produzem algum tipo de conteúdo, que é ouvido e visto por um determinado grupo de pessoas. Em outras palavras, só podemos dizer que há uma cena rock em Roraima, quando citarmos que aqui há bandas fazendo músicas, shows, participando de eventos, gravando e divulgado seu trabalho.

Felizmente hoje eu posso bater no peito e dizer que em Roraima há uma cena rock de verdade. E não falo da boca pra fora. Tenho minhas justificativas. Quem esteve no dia 03 de dezembro, na praça Ayrton Senna, sabe do que estou falando. Presenciei ali o começo propriamente dito do que chamamos de “cena rock de Roraima”. As bandas Hangar HC, AltF4, Sheep, Mr. Jungle e Several Bulldogs (todas de Roraima) mais a banda Tetris (do Amazonas) mostraram que não é preciso tocar cover pra tocar “fogo” no público. E o mais legal de tudo, foi o que podemos dizer de “retorno as origens”, pois voltando no tempo, podemos recordar que as primeiras bandas de rock de Boa Vista tocavam nessa mesma praça, com seus equipamentos de ensaio, montados de última hora. Ali foi plantada a semente e hoje estamos colhendo os frutos. E plantando muito mais pra colher vindouros frutos também.

Por isso eu digo para as bandas que tocam cover’s, tomar vergonha na cara e não só copiar, mas sim produzir, só assim, será valorizada e reconhecida por seu trabalho. Aos grupos que insistem em só “copiar” o que outras bandas tocam, só resta o ostracismo, esquecimento e desdenho! Já às bandas que acreditam no seu talento, fazem música e não tem medo de apresentar o que criam, há um futuro próspero, disso afirmo sem medo. Acredite no seu talento, toque com amor, grave sua música, faça o maior show de rock do mundo, divulgue seu material, viaje, trabalhe, crie, lute por seus sonhos, corra atrás do seu lugar ao sol...faça rock, punk, metal, o que for...

Faça música porra! Não faça Cover!

Mr Gonzo é Radialista, e guitarrista/vocal da banda Veludo Branco.
Seu email é: mrgonzo21@gmail.com

FOTO: Mr. Gonzo no Festival Beradeiros
Créditos: Poliana S. Zanini

***

NOTAS:

As inscrições do Grito Rock Vilhena RO 2007 se encerram hoje, mais precisamente à meia noite (horário de Rondônia) – que significa o mesmo que dizer o mesmo que duas da manhã do dia 11/12 em Brasília e onze da noite do dia 10/12 no horário do Acre – e a partir do encerramento já será aberta uma enquete para a votação on-line dos membros da comunidade de ORKUT do Festival - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24620291 para que os mesmos participem da escolha das bandas que irão se apresentar em Vilhena em fevereiro de 2008. A votação de bandas pela internet é um recurso que será somado às indicações das bandas locais e dos integrantes do Coletivo Vilhena Rock.

Para quem mora em Vilhena ou possa estar de passagem por aqui no dia 14/12 a partir das 20:30h será realizada o concerto de fim de ano da Orquestra Filarmônica de Vilhena. O local: Salão de Festas da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Para quem gosta de música clássica, está aí a dica. Durante a semana passarei mais detalhes.

No comments: