Friday, November 23, 2007

#45 - A volta do que foi!

Festival Beradeiros

“O beradeiro apesar de todas as dificuldades arranja forças para remar contra a maré...”
Beradeiros do Madeira, do Machado, da mata e da BR 364 puderam celebrar: o Festival Beradeiros foi muito bom, ou melhor, do caralho! Mais pessoas se comprometeram em ajudar nas correrias do festival e a organização realmente se superou.
No primeiro dia nem acompanhei o festival, após tocar fui para o SESC Esplanada acompanhar a premiação do 5° Festcineamazônia e não consegui arranjar carona para voltar a tempo de assistir as outras apresentações (vacilo total!).
No segundo dia perdemos a apresentação da Innocence, que nós de Vilhena queríamos ver com a nova formação. Mas tudo bem, deu para pegar a apresentação da One Weak, que já se apresentou em Vilhena no Grito Rock. Shows que surpreenderam?
A Fabrica/Hey Hey Hey! despontou na noite como a maior surpresa, com um som mais pesado, baixo distorcido (yeah!) e firmando uma identidade forte para a banda. A Veludo Branco também impressionou com seu hard rock (produto exportação de Roraima) cheio de libido. Com direito até a um blues musicado a partir de uma letra feita pela fotógrafa oficial do Beradeiros, Poli.
Já, Já eu volto para comentar sobre os debates e outros assuntos beradeirísticos.

Rock in Rua

O festival de rock mais tradicional do interior do estado será realizado no próximo domingo (25/11) a partir das 16h. Infelizmente as duas bandas convidadas - Sedna e Rádio Ao Vivo - não poderão vir. Para suprir essa ausência foi convocada a banda Cronos, local, e fechando assim o line up do festival, já com a ordem das apresentações:
Necrose
Cronos
Sistema Oposto
Strutura 6
Púbis
Overdrive
Enmou

Sobre o Festival - O Rock in Rua teve sua primeira edição em 1988, ou seja, ano que vem completará 20 anos! Um dos festivais mais tradicionais do estado de Rondônia. Por lá passaram mais de 50 bandas locais e convidadas. A organização do festival no ano de 2007 novamente ficará a cargo da banda Púbis, pop rock, e com o apoio logístico do Vilhena Rock.


Grito Rock será promovido em 50 cidades em 2008

"A meta é que até o dia 10 de dezembro, 50 cidades confirmem a realização do festival em sua cidade. Na relação de confirmadas constam Buenos Aires (ARG) e Montevidéu (URU)".
* por Marielle Ramires da Cubo Comunicação

De 22 cidades para 40 já confirmadas. Do Brasil para a América do Sul. Daí já se vê o salto que o Grito Rock, maior festival integrado de música da América Latina, dará em 2008, quando mais uma vez as marchinhas de carnaval abrirão espaços aos riffs das guitarras do Oiapoque ao Chuí e do Brasil à América do Sul.

As datas serão de 25 de janeiro e 09 de fevereiro, em mais de 15 estados brasileiros, sem contar a Argentina e o Uruguai, países vizinhos que elevam o GR à categoria de internacional. As inscrições já se encontram abertas. Para participar, as bandas interessadas devem enviar três faixas em mp3 com fotos de divulgação e release para os contatos disponíveis no site http://www.gritorock.com.br/.

A expectativa é que a mais de 500 bandas componham o set list de atrações do GR. Muitas, inclusive, já planejam turnês interestaduais tal como fizeram algumas bandas na edição de 2007.
Para Pablo Capilé, do setor de planejamento do Circuito Fora do Eixo, até o dia 10 de dezembro, data de encerramento da maior parte das inscrições em todo o Brasil, mais de dois mil materiais de bandas deverão ser recebidos.

Números - Além da expectativa no que tange ao número de bandas envolvidas nas programações das dezenas de festivais, o Grito deve movimentar e muito a economia do mercado da música independente em todo o país. Estima-se que mais de 100 produtores estarão envolvidos na realização das produções, e outras dezenas de selos independentes, coletivos e produtoras atuantes no setor. Sem contar os veículos de comunicação alternativos envolvidos na divulgação dos festivais em âmbito local e nacional. Capilé informa que um levantamento está sendo realizado pelo núcleo central de comunicação do GR, e até o dia 15 de dezembro, os números completos da produção serão revelados.

Sobre o CFE – O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul em dezembro de 2005, e que integra mais de 20 federações brasileiras. A proposta é promover o estimulo à circulação de bandas, produtores e selos, a distribuição de produtos culturais e a produção de conteúdo para todas as mídias. Dezenas de Festivais, selos, coletivos, produtoras, sites, blogs, casas de shows e bandas, já fazem parte da rede. Como fruto do trabalho é inegável a força que o Circuito Fora do Eixo vem ganhando pelo país com a produção de várias atividades culturais, objetivando a consolidação de um circuito auto-sustentável. Conquistando adeptos por onde passa, o Fora do Eixo se torna um legítimo movimento social jovem, cultural e contemporâneo.

SERVIÇO
O QUE: Grito Rock América do Sul em 2008
QUANDO: Entre os dias 25 de janeiro e 09 de fevereiro
ONDE: Em 50 cidades, sendo uma na Argentina e uma no Uruguai
Para se inscrever no Grito Rock Vilhena só acessar o edital (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=24620291&tid=2555750760134780113&start=1) e mandar as informações para o e-mail: bandascccvilhena@gmail.com .

No comments: