Wednesday, September 26, 2007


#34 - Dêem férias ao Renato Russo!

O período foi longo, as histórias também.
Nesse meio tempo acompanhei o Festival Calango, entre os dias 31/08 a 02/09 (é...), o qual neste ano mostrou uma evolução em sua estrutura pessoal e logística, além da expansão do festival no que se trata de influências musicais (de punk a música eletrônica) e abrangência, ao trazer a banda Supersonicos (Uruguai), demonstrando que agora o objetivo é incluir toda a América do Sul (e porque não o mundo) nesse novo contexto de cultura independente que é o Circuito Fora do Eixo.

No Festival Calango os debates foram bem proveitosos, em breve terei notícias positivas sobre os resultados das conversas por lá. E as bandas?

A SucodinoiS, que representou Rondônia no Calango, fez uma apresentação boa, um pouco diferente da SdS que conhecia aqui em Vilhena (agora com influências de Hardcore), no público algumas pessoas já conheciam a banda, inclusive cantaram junto, foi, como disse bom, mas tive a impressão que poderia ser melhor.

Outra banda bem conhecida por aqui presente no Calango foi a Mr. Jungle que com seu rock oitentista cravou a bandeira de Roraima em mais um terrritório, tanto na apresentação no palco principal quanto no palco "Monte sua banda", onde não só eles, mas várias bandas que se apresentaram oficialmente no Calango fizeram pocket shows, com direito à centenas de covers e pirações, inclusive tirando um pouco da atenção do público aos dois palcos principais, o que de certa forma servia como um escape na maratona musical do festival. Inclusive, me perdoem pois não sei o nome das bandas, alguns grupos de Cuiabá fizeram sua apresentação lá mesmo, aproveitando o espaço para mostrar seus trabalhos, duas bandas chamaram atenção, ambas com vocal feminino. Tenho a impressão que logo logo essas bandas farão parte do cast oficial de algum festival de Cuiabá.

Destaques do Calango: Macaco Bong (hipnótico), Manacá(hipnótico também), Parkers (bubble gum!), Móveis Coloniais de Acaju (impressionante).

E por que não deixam Renato Russo em paz?

Outro ponto importante nas discussões "por fora" do Calango foram as especulações sobre o futuro de algumas bandas que lá estavam presentes. Assédio de gravadoras, trocas de integrantes, novos projetos, estavam presentes nas conversas. Mas um assunto realmente incômodo era uma pergunta que acredito que tem mais de 10 anos e nunca foi respondida: Quem será a nova Legião Urbana? Quem substituirá Renato Russo?

Porra, deixa o cara em paz!

A Legião para muitos foi a maior banda brasileira de rock , há quem discorde, acumulando um fanatismo que poucas bandas conseguiram por aqui, aliás, acho que só Legião tem seguidores fanáticos. Os fãs ficam indignados dizendo que só houve uma Legião. Concordo. Só houve uma Legião, o resto foram cópias mal feitas. Assim como há apenas uma Los Porongas, uma Macaco Bong, uma Cólera, uma Dominatrix, uma Biggs, e por aí vai. Reprimir coisas novas em nome das coisas antigas é condenar-se a ficar se repetindo a vida toda e comparar bandas novas a um dinossauro de anos atrás, sem nada haver. Referência é importante, mas é preciso se renovar.

Tentar achar uma nova Legião, procurar um novo Pelé, "campear" um novo Marx...

É que nem procurar a "salvação" do rock, uma busca vazia e inútil.
Afinal "desde quando o rock salva alguém"?

NOTAS:

*Concurso:

O Goiânia Noise Festival chega em novembro à sua 13ª edição, levando ao cerrado uma série de grandes atrações nacionais e internacionais, e firmando-se como um dos maiores festivais de música independente do Brasil. E o melhor de tudo é que você e sua banda têm a chance de participar desta grande festa. A TramaVirtual é parceira da Monstro Discos, organizadora do festival, na empreitada de escolher três bandas para tocar no evento. Participe e fique esperto nas datas!

CALENDÁRIO
de 25/09/07 a 12/10/07 – inscrições
de 22/10/07 – divulgação dos 10 finalistas
de 22/10/07 a 09/11/07 – votação popular
12/11/07 – divulgação das três bandas vencedoras
23, 24 e 25/11/07 – apresentações no Goiânia Noise Festival


www.tramavirtual.uol.com.br/promocoes/goiania/index_goiania.jsp

Fonte: www.tramavirtual.com.br

**Novos links

CULTURA BERADEIRA
De uma forma lúcida e coerente Isaac Ronaltti expõe a cultura rondoniense, através de uma ótica jovem, trazendo novas idéias e apontando novos caminhos para entender uma cultura tão heterogênea como é a de Rondônia.
www.cultura-beiradeira-ro.blogspot.com

FREAK GLAM
Cultura alternativa, quebra dos padrões de estética, o resgate da auto estima de muita gente, e a alegria de outros tantos. Proibido para menores de 18 anos.
www.freakglam.kit.net

***Conselho:

Nunca provoque um jornalista indie.

No comments: