Friday, January 18, 2013

Do it together

 O "Do it Yourself" (Faça você mesmo) foi o lema do movimento punk e em miúdos quer dizer que qualquer um pode fazer o que quiser, desde que tenha iniciativa. Muitas bandas, shows e outros movimentos foram embasados nessa emblemática frase.

Para muitos especialistas de movimentos sociais o "Do it Yourself" cada vez mais está sendo superado pelo "Do it Together" (Façamos juntos). Isso porque cada vez mais agentes sociais perceberam que a soma das forças em prol de um objetivo comum apresentam resultados mais efetivos, é o princípio da Sinergia*.

Em Vilhena vários agentes culturais não têm ainda a consciência, mas já praticam atos sinérgicos na realização de ações, e temos como exemplo a parceria do grupo Beija Flor, através do Ponto de Cultura Cone Sul Plural, e o Grupo de Teatro Wankabuki, que rendeu diversas apresentações e oficinas de teatro em nossa cidade.

Embora estes últimos dias para o setor Cultural de Vilhena tenham sido agitados se espera que cada vez mais os grupos se aproximem, dialoguem e se ajudem para levar cultura de qualidade para toda comunidade local.

Somar forças é o que há.

* "Sinergia, de forma geral, pode ser definida como uma combinação de dois elementos de forma que o resultado dessa combinação seja maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam separadamente."- Fonte: Wikipédia

Friday, January 11, 2013

2013, é você?

Décimo segundo dia do ano e ainda pensando o que esperar de 2013.

Pelo menos comecei o ano bem e no primeiro show de rock do ano: a banda Subpop lançando seu disco "Vi-lhe na cidade" (só clicar no link pra baixar).

A grande injustiça foi o pouco público presente à apresentação da banda, que junto com a banda Imitáveis (MT) se apresentaram no "Réveillon in Society" realizado no Clube dos Estados.

Mais uma vez a galera do "não tem nada de diferente na cidade" não esteve presente, azar.


Subpop no "Réveillon in Society" 

Uma das coisas a se esperar de 2013 é isso: os eventos diferentes com boa qualidade, mas pouco público. Uma realidade dura, mas por enquanto é o que temos.
 Lançamento do disco "Vi-lhe na Cidade", no Clube dos Estados

Saindo do papo pessimista, o lançamento do disco foi o terceiro de uma banda local em 2012, logo após do Ministério Nova Aliança (MNA) e Ministério Emanuel. Ou seja, produção autoral local já existe e 2013 traz consigo esperanças que saiam mais discos de grupos e artistas locais.


No fim da luz tem uma banda

Os bons ventos não sopram só sobre a música, mas em várias atividades culturais locais, como artesanato, dança, teatro e intervenções artísticas.

Ainda tem a Fundação Cultural de Vilhena, que já está em fase de implementação e será o canal de diálogo entre o poder público e a cidade como um todo.

Que bons ventos soprem em 2013.

Fotos: Herbert Weil