Sunday, November 08, 2009

# 104 - Serviço de utilidade pública: CAOS, formatura e lançamentos

Artista plástica difunde um novo conceito de arte na cidade

Nesta sexta-feira (6), às 19h30, foi aberta na biblioteca do campus da Unir, em Vilhena, a exposição “Caos”, que prosseguirá até o dia 14. " Uma mostra de artes para ninguém ficar indiferente". É esta a proposta da artista plástica Veronete Ritzmann Pereira (FOTO).

As 20 esculturas inéditas serão posicionadas em ambientes divididos em dois grupos temáticos: a violência e a inversão de valores da sociedade.

As esculturas em cerâmica, assemblagem (categoria que envolve colagens diversas), artes gráficas e concreto celular a serem expostas são no estilo figurativo, com a intenção de despertar uma discussão acerca das injustiças sociais, destacando – por exemplo – a pedofilia, a depressão na terceira idade e a anorexia.

O público que visitar a exposição será surpreendido por cenas “chocantes”, se considerado como costumam serem vistas pelo senso-comum as artes. Geralmente, são divulgadas em Rondônia obras mais “óbvias” e nada conceituais.

Em “Caos”, o público verá coisas “estranhas” e até “feias”. A cabeça de idoso, em cujo cérebro o público o observará cheio de remédios. Um dorso masculino malhado em academia e oco por dentro. Um corpo feminino à venda alude a prostituição, tendo ao fundo classificados de jornal oferecendo o comércio sexual. Um banquete à disposição da modelo magérrima por opção. Um menino esquelético por não ter o que comer. Trechos da letra da música “Comida”, da banda Titãs, serão usados.

“No caso da mostra sobre violência, sensores irão disparar sons de sirene de carros de polícia e tiros”, antecipa a artista. Neste setor, serão mostrados – entre outros – trabalhos tratando do aborto, da pedofilia, da prostituição e de todas as formas da agressividade humana, cada dia mais banalizada.

A artista não pretende comercializar as obras. Segundo ela, trata-se de um “compromisso social”, sem fins de lucro. O único objetivo é despertar Vilhena para um novo conceito de arte. “Costumam confundir objetos de decoração com obras de arte. A arte não precisa ser bonitinha, causando nas pessoas aquela sensação de que ‘foi tudo lindo’. É para despertar uma discussão mesmo, tirar as pessoas da indiferença e revelar a visão de mundo que o artista tem”, filosofa.

Fonte: Folha do Sul

###

Banda Urbanos, nova formação.

Na próxima sexta feira, 13/11, será realizada a formatura dos estudantes do 3° ano de colegial (ainda é assim que se fala?) da Escola Objetivo com a presença da banda Urbanos. Sob nova formação e uma agenda que prevê shows até em Santo André/SP, a banda prepara um repertório baseado nas influências da banda, que vão desde o punk rock ao hardcore melódico, e por quê não dizer, do emo.

O evento será realizado na casa de shows Terraçus Metropolitan e o ingresso custa R$ 7,00 e pode ser comprado junto a banda e também aos formandos da escola. Uma opção para quem não quiser ficar em casa na próxima sexta.


Lançamento do CD da banda Strutura 6

A banda Strutura 6, também conhecida como ST6, irá lançar seu primeiro disco, "Acredite", na 3ª Edição do Festival Santa Music. O festival, promovido pela própria banda dessa vez será realizada na casa de shows Café Aruba, e contará com uma programação especial, que além do grupo musical contará com a presença dos DJs locais Tile e Zaffari.

No próximo post mais detalhes sobre o lançamento do disco.

No comments: