Friday, May 01, 2009

#95 – Religião é para quê mesmo?

JI-PARANÁ
No dia 18 de julho de 2008 foi promulgada em Ji-Paraná, cidade da região central do estado de Rondônia, a lei que restringe o uso de um equipamento público (no caso a “Praça da Bíblia”) apenas para eventos e atividades religiosos.

A Câmara de Vereadores, por meio do presidente de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Ji-Paraná, vereador Marcos Rogério (PDT), ARQUIVOU o projeto de lei da vereadora Márcia Regina (PT) que busca revogar a arbitrária lei de 2008. O fato é de contornos absurdos já que a função desta Casa de Leis é zelar pelo bem comum de TODA população, e não de grupos particulares, como funciona por aqui (bom, não só aqui).

A vereadora Márcia lançou uma nota a imprensa convocando a sociedade para este debate importante e pertinente, já que os espaços públicos devem estar ao alcance de todos, para que os usufruam de forma democrática, para esportes, cultura e lazer.

Nada contra se fizessem o espaço dentro de um espaço religioso, mas como se trata de um espaço público, o mesmo equipamento deve ser estar a disposição de TODO O POVO.

* Em tempo, sou católico (não) praticante.

Lei da Praça da Bíblia é inconstitucional, afirma vereadora Márcia Regina de Souza

Leia a nota da vereadora na íntegra.

“Recorro a vossas senhorias para esclarecer que o Projeto de Lei de Número 2288 de 25 de março de 2009 de minha autoria, propõe a revogação da Lei Municipal de Número 1806 de 18 de julho de 2008. Os motivos pelos quais proponho tal revogação é a inconstitucionalidade da lei 1806.

A referida Lei de 2008 restringe a utilização da Praça da Bíblia de Ji-Paraná apenas para eventos de cunho religioso, indo contra o que prevê o Código Civil Nacional e a Carta Magna que determina que os bens públicos de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças podem ser utilizados por todos, desde que, reunir-se-ão pacificamente, sem armas, independente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso a autoridade competente.

A Lei Municipal 1806 de 2008, ao restringir a utilização da praça para fins religiosos, excluiu manifestações culturais e esportivas e de lazer, como no caso das festividades organizadas pela Fundação Cultural de Ji-Paraná ou apresentação de fanfarras realizada pelas escolas.

O projeto foi arquivado na última sessão ordinária realizada na terça feira (28-04), por receber parecer contrário do Presidente de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Ji-Paraná, vereador Marcos Rogério (PDT).

Posto isso, ressalto que a assessoria a disposição do Gabinete da Vereadora Márcia Regina (PT) já está mobilizada para desarquivar o projeto e submete-lo a votação o mais breve possível, tendo para isso que contar com a assinatura de outros três vereadores desta Casa de Leis.

Considerando, esclarecidos os argumentos de nossa justificativa, segue meus votos de estima e apreço ao trabalho de vossas senhorias e desde já conto com a contribuição de todos para a divulgação deste fato junto a sociedade.

Atenciosamente,
Vereadora Márcia Regina de Souza.”

Manifeste-se aqui e ajude a sociedade de Ji-Paraná nesta luta.

:::::

MORFICAOS
Ressonância Mórfica em Porto Velho

Hoje a noite, em Porto Velho/RO, a banda Ressonância Mórfica, de Goiânia, se apresentará juntamente com outros grupos locais, no Bar do Reggae (Av. Raimundo Cantuária, 6567, entre Milena Costa e Oliveira Fontes, ao lado do clube Singeperon).

Ressonância Mórfica, hoje, em Porto Velho/RO

A banda goiana de death/grindcore está em tour e se apresenta pela primeira vez na capital rondoniense. O evento em Pvh é promovido pela Cogumelo Nuclear e Crushing Illusions Zine e os ingressos custarão R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). Além da RM se apresentarão as bandas Bedroyt (hard rock), Trend Kill (thrash metal) e Putrid Gore (death splatter).

Trabalhador também bate cabeça né?

Confira as datas da Morfitour – parte 1:

24/04 - Goiânia/GO
01/05 - Porto Velho/RO
09/05 - Manaus/AM
10/05 - Manacapuru/AM
15/05 - Belém/PA
23/05 - São Luiz/MA
24/05 - Teresina/PI
30/05 - Parnaíba/PI
06/06 - Fortaleza/CE
13/06 - Natal/RN*
14/06 - Salvador/BA*
19/06 - Botafogo/RJ
20/06 - São Gonçalo/RJ
21/06 - Caxias/RJ
26/06 - Bauru/SP
03/07 - Belo Horizonte/MG
04/07 - Divinópolis/MG
10/07 - Uberlândia/MG
25/07 - Anápolis/GO
26/07 - Brasília/DF
08/08 - Palmas/TO

No comments: